Em reunião na França, Brasil defenderá autonomia líbia

Em defesa da autonomia e da democracia na Líbia, o embaixador extraordinário do Brasil para o Oriente Médio, Cesário Melantonio Neto, que participa hoje (1º) de uma reunião internacional, em Paris, defenderá a posição brasileira. Melantonio Neto deverá ratificar que o Brasil está com o povo líbio, em favor de suas aspirações por liberdade, assim como defende que o processo político e econômico do país seja conduzido pelos próprios líbios, sem intervenção externa.

Melantonio Neto, no entanto, deverá lembrar que o reconhecimento de um governo provisório na Líbia depende da chancela do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Por enquanto, o Brasil ainda não reconheceu a legitimidade do Conselho Nacional de Transição (CNT), conduzido pela oposição líbia. Mais de 40 nações, incluindo França, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Reino Unido reconheceram a legitimidade do CNT.

Próximo do meio-dia de hoje (cerca das 17 horas em Paris), o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, comandam uma reunião com representantes de 60 países e organizações internacionais para definir as medidas que serão adotadas para ajudar a Líbia.

A reunião ocorre no mesmo dia em que o líder líbio, Muammar Khadafi, celebraria 42 anos de poder. Historicamente, Brasil e Líbia sempre tiveram relações comerciais e econômicas, pois os líbios são importadores de produtos agrícolas. No entanto, em fevereiro o Brasil ratificou as sanções impostas pelas Nações Unidas ao país, suspendendo as operações com os líbios.

Na semana passada, o chanceler Antonio Patriota negou riscos de rompimento de acordos para os empresários brasileiros. A Petrobras e as construtoras Odebrecht e Queiroz Galvão têm investimentos na Líbia, mas, desde o começo dos conflitos em fevereiro, suspenderam obras e retiraram os funcionários do país.

As discussões hoje deverão se concentrar em medidas eficientes que colaborem para a reconstrução da Líbia, depois de cerca de seis meses de guerra civil, sob coordenação da comunidade internacional. Os governos da Itália e França anunciaram o desbloqueio de recursos, atendendo ao pedido do CNT. A expectativa é que sejam liberados aproximadamente US$ 175 bilhões para a Líbia.

Os líderes da comunidade internacional também querem definir alternativas que garantam a segurança na Líbia e a organização de futuras eleições. No entanto, a tendência é que a comunidade internacional mantenha as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na região, contrariando o desejo da oposição que deverá assumir o comando interino do país.

*Com informações: Agência Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading