Presidente da Microsoft visita Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Presidente da Microsoft visita Feira

O presidente da empresa Microsoft, Michel Levy, que esteve em Feira de Santana em 2010 durante a assinatura do convênio entre o Município e a empresa, retorna à cidade nesta quinta-feira (22/09/2011).

Levy cumpre agenda na capital baiana no período da manhã, e tem chegada prevista em Feira de Santana às 13h30, onde almoça com prefeitos da Região Metropolitana e recebe a Comenda de Admissão da Ordem Municipal do Mérito 2011.

Ainda no período da tarde, o presidente da Microsoft segue para a inauguração do Centro Digital da Rua Nova, às 15h30.

Medicamentos para pacientes do ProAr

Para evitar que os pacientes assistidos pelo Programa de Asma e Rinite Alérgica (ProAr), desenvolvido pelo Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda permaneçam por mais tempo sem os medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará em caráter emergencial licitação para adquirir a medicação. A falta do medicamento se deve ao fato do Governo do Estado não ter cumprido a contrapartida.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, os pacientes deverão receber os medicamentos a partir da próxima segunda-feira (26). “Como o processo licitatório dura em média de 30 a 45 dias, o coordenador da Assistência Farmacêutica da SMS, Juracy Leite, vai buscar junto a Cefarba (Farmácia de Medicamentos Excepcionais) da Sesab, nesta sexta-feira (23), o abastecimento de uma quantidade mínima, mas o suficiente para suprir a necessidade do momento”, informa.

Gilberte Lucas afirma que o Município está adotando a mesma postura que foi assumida para garantir os medicamentos aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que também enfrentaram a falta de medicação por um período.

“Infelizmente são situações que podem ocorrer, já que os abastecimentos são feitos por contrapartidas. Da mesma forma que o Município garantiu a medicação aos pacientes do Caps, vai garantir também aos pacientes do ProAr, que não podem ficar sem os remédios necessários para o tratamento”, salienta.

Creas Pop garante inclusão social

As pessoas que vivem em situação de rua têm a oportunidade de serem reinseridas no ambiente familiar através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop) – Elizabeth Gomes Martins. A unidade foi inaugurada no mês de agosto e até o momento mais de 30 pessoas já conseguiram retornar para casa.

Segundo a coordenadora do equipamento, Vanusa Barreto, reinserir o assistido ao convívio familiar é uma das propostas desenvolvidas pelo Creas Pop.

“Após a abordagem, entrevistas e acompanhamento, a equipe observa se há condições do indivíduo retornar para o lar. Se houver alguma resistência por parte do familiar em recebê-lo nós continuamos o acompanhando normalmente até que a situação de vulnerabilidade social seja superada”, explica. Ela acrescenta que são pessoas provenientes, muitas vezes, de outros municípios e estados como, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outros.

Conforme Vanusa Barreto, o uso das drogas é um dos principais motivos que leva o cidadão a viver em situação de rua. “Dos casos que já foram atendidos, em 98 % são constatados o uso das drogas. Alguns centros de recuperação da cidade estão nos dando suporte para que essa pessoa possa voltar a viver dignamente na sociedade”, informa.

Daniel Alves, 25 anos, é morador de rua há cinco meses e agradece a iniciativa do Governo Municipal. “Devido a problemas familiares hoje moro na rua. Quero resolver minha situação social e voltar a trabalhar novamente. O atendimento aqui é maravilhoso, pois somos tratados muito bem”, observa.

Enéas Cruz, 41 anos, que morava em Campinas (SP), veio para Feira de Santana em busca de emprego. “Gostei da cidade e resolvi ficar para trabalhar. Preciso de uma nova oportunidade”, ressalta. O Creas Pop conta com uma equipe multidisciplinar formada por quatro educadores sociais, dois assistentes sociais, um psicólogo e um psicopedagogo. O equipamento é o primeiro do gênero a ser implantando no estado da Bahia.

Atenção especial à Educação Infantil

O resultado obtido pelas escolas públicas de Feira de Santana no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é consequência da educação oferecida não apenas nos ensinos Médio e Fundamental, mas também na Educação Infantil. E é justamente por isso que o Governo Municipal tem investido nas séries iniciais com novos projetos e tecnologias.

Porém, o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, explica que o resultado será alcançado a médio e longo prazos, o que significa um período de aproximadamente 12 anos. “O aluno que fez o Enem agora cursou o Ensino Fundamental há 12 anos. Então, essa avaliação reflete o ensino dos anos anteriores”, detalha.

Para garantir melhorias no ensino público, a Prefeitura de Feira de Santana tem investido na capacitação de professores, distribuição de material didático e incentivo à leitura com diversos projetos, a exemplo do “Ziraldo e seus Amigos”, “A Tarde Educação” e “Baú de Leitura”.

Além disso, os estudantes da rede municipal de ensino têm sido contemplados com a informatização na sala de aula através dos centros digitais, laboratórios de informática e formação dos professores para utilizarem a nova tecnologia. “Tudo isso é uma grande ferramenta para os docentes usarem, motivarem os alunos e obtermos uma melhoria na qualidade do ensino”, afirma o secretário de Educação.

Aberta Semana Nacional de Trânsito

Com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito em todo o país, inclusive em Feira de Santana, foi lançada na manhã desta terça-feira (20) a Semana Nacional de Trânsito. No município, a campanha educativa foi lançada na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), onde haverá palestras, apresentação com fantoches e vídeos para o público.

Neste ano a campanha acontece até sexta-feira (23) e traz como tema “Década Mundial de Ações para Segurança do Trânsito 2011/2020, juntos podemos salvar milhões de vidas”. Durante a semana, comandos educativos de trânsito também vão circular em vários pontos da cidade para levar uma mensagem de paz através de cartilhas e panfletos.

“É necessário que todos tenham consciência que somos responsáveis pelas boas regras na circulação do trânsito e diminuição dos acidentes. Estaremos todos envolvidos no sentido de trazer mais ações e empreendimentos para reduzir os acidentes”, declara o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

O evento também vai contar com a visita de diversas escolas e será encerrado às 14h30 desta sexta-feira, com apresentação da banda da Polícia Militar e a presença do poeta Arailton Públio.

A Semana Nacional de Trânsito é coordenada pela 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e tem o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 2º Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sest/Senat.

64ª Companhia da PM sob novo comando

A 64ª Companhia Independente da Polícia Militar de Feira de Santana tem um novo comandante. O novo titular é o major Amon Pereira Gomes, que substituiu o major Jader Martins Marques. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu nesta manhã, em frente a sede da Cia Independente da PM.

O novo comandante será responsável pelo policiamento no centro da cidade e afirma que, inicialmente, vai conhecer a área para elaborar o planejameto que será adotado no combate à violência. “Busco fazer o melhor trabalho para minimizar a intranquilidade por onde passo”, assegura.

Amon se encontrava na direção de uma companhia independente da PM em Juazeiro e já atuou em Feira de Santana quando era capitão. Já o major Jader foi designado para a diretoria do Colégio da Polícia Militar Diva Matos Portela, em substituição ao major Domingos José de Oliveira Filho. O ex-diretor ainda não foi designado pelo comando geral da PM para outra função.

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, que representou o prefeito Tarcízio Pimenta, o major Jader foi um dos oficiais mais operativos da PM e deu uma grande contribuição ao Município nas diversas operações realizadas.

“E o major Amon tem uma vasta experiência no trabalho de comando da Polícia Militar. Ele chega para dar continuidade ao trabalho e, certamente, um toque pessoal ao comando”. A solenidade também contou com a presença do secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, e vereador Otávio Joel de Araújo.

Iniciadas aulas do Projeto Aprender Brincando

Capoeira, teatro e dança são algumas das diversas atividades desenvolvidas através do projeto “Aprender Brincando” destinado a crianças e adolescente de 4 a 18 anos do bairro Aviário. As oficinas culturais estão sendo oferecidas gratuitamente no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Júnior.

Na manhã desta terça-feira (20) os alunos tiveram aulas de teatro e capoeira. A coordenadora do Cras Aviário, Moema Pedreira, informa que ainda existem vagas disponíveis. “Mais de 60% das vagas já foram preenchidas. Os interessados em se inscrever nas oficinas devem vir acompanhados por um responsável. A iniciativa é muito importante, pois, dá oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolvam atividades esportivas, culturais e educacionais, auxiliando no seu aprendizado”, destaca.

Para Nilmara dos Santos, mãe do pequeno Mikael, 9 anos, o projeto é um bom aliado para retirar as crianças da rua. “Agora eles podem brincar com segurança, e aprendendo também coisas novas. Meu filho está muito feliz por participar da aula de capoeira, ele até já aprendeu alguns passos”, afirma.

A estudante Poliana Amorim, 7 anos, participa da oficina de teatro pela primeira vez. “Estou gostando muito. Conheci novos amigos e já tenho outra atividade, além de estudar”, conta. Nesta quarta-feira (21), os alunos terão aula dança e oficina de leitura. Já na quinta-feira (22) será a vez das oficinas capoeira e orientação profissional.

Na sexta-feira (23) as aulas serão de dança, leitura, e teatro de fantoches. O projeto “Aprender Brincando” é resultado da parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a empresa Pirelli.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.