Realidade de crianças e adolescentes nordestinos é apresentada e discutida em seminário na Bahia

O evento reunirá promotores de Justiça, defensores públicos e magistrados de todo o Nordeste.

A situação das crianças e adolescentes do Nordeste brasileiro e os desafios locais de aprimoramento do sistema de garantia de direitos serão debatidos em Salvador, nos próximos dias 26 e 27 (09/2011), no Centro de Convenções da Bahia, durante seminário promovido pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP) e Fundação César Montes (Fundacem), em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Na abertura do seminário, que tem como tema ‘ECA 21 anos – Sistema de Justiça e Conselhos pelo Desafio da Prioridade Absoluta no Nordeste Brasileiro’, o MP baiano apresentará um diagnóstico dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCAs) e Fundos da Infância e Juventude (FIAs) realizado nos 417 municípios baianos. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser efetivadas pelo site http://www.abmp.org.br.

Temas como exploração sexual, educação sem castigo, bullying, crianças e internet estão na pauta do seminário, que será encerrado às 17h30 do dia 27, com a participação de diversas autoridades, dentre elas o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva, homenageado especial do evento. Na oportunidade, será assinado o ‘Pacto do Nordeste pela Infância’, com base em propostas formuladas por adolescentes. O documento, com compromissos e metas a serem atingidas, será elaborado durante o evento por adolescentes nordestinos que participarão dos paineis e mesas de debates do seminário e que, ao final, compartilharão suas impressões durante reunião específica do Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens da ABMP.

De acordo com o promotor de Justiça Millen Castro, coordenador do Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Naic), a intenção do evento é promover o protagonismo juvenil com a participação de adolescentes oriundos de todo o Nordeste na plateia e em algumas mesas de debates. Ainda de acordo com ele, a estratégia do evento é proporcionar a reflexão sobre os desafios de aprimoramento do sistema de garantia de direitos, considerando o impacto que a ação dos membros do sistema de Justiça pode promover no país. “Os magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos são, de fato, grandes agentes de mobilização e articulação do sistema de garantias de direitos e, mais que isto, responsáveis pela garantia da efetividade de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes”, explicou. As inscrições de conselheiros tutelares e de direitos estão sendo subsidiadas pelo Governo da Bahia, Instituto de Direito e Cidadania (IDC) e Fundacem.

Confira a programação:

Seminário Regional ABMP Nordeste 2011


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading