Qualidade da gestão acadêmica, é o tema central que está na pauta dos debates do 49ª Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que acontece de 5 a 8 de outubro, no Catussaba Resort Hotel, em Salvador. O evento vai reunir cerca de 100 gestores de instituições de ensino superior (IES) de todo o país.
O fórum é uma realização da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A organização desta edição tem como parceiras a Uneb e as universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb).
“É uma honra para nós que a Bahia seja anfitriã desse importante evento nacional. O encontro vai permitir que compartilhemos as ações exitosas na administração do ensino superior público aqui no estado, contribuindo com a construção de novos paradigmas para o aprimoramento da educação”, avalia o reitor da Uneb,LourisvaldoValentim.
Segundo o secretário executivo da Abruem, Carlos Roberto Ferreira, a partir do evento, pretende-se construir um relatório apontando novos projetos, dificuldades e sugestões das IES para o ensino superior público. O documento será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).
“Estamos finalizando um levantamento sobre as instituições, que foi solicitado pelo MEC após reunião realizada em agosto. A intenção é que as propostas que serão apresentadas no encontro possam intensificar a parceria com o governo federal, garantindo novos recursos para as instituições estaduais e municipais”, pontua Carlos Roberto, que é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg), no Paraná (PR).
A partir da reunião com o MEC, acrescenta o secretário executivo, foram formadas câmaras de apoio técnico para avaliar as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior nas áreas de graduação e pós-graduação, extensão, educação a distância (EaD) e internacionalização, e sobre hospitais de ensino. “Os resultados desse trabalho também serão apresentados nesta edição do fórum”.
Autonomia
O 49ª Fórum Nacional de Reitores da Abruem vai reunir representantes das 41 instituições públicas filiadas à associação, em uma intensa programação.
A abertura do evento, prevista para as 20h do dia 5, contará com a apresentação musical do cantor e compositor Tonho Matéria.
No dia seguinte, serão iniciadas as discussões acadêmicas. Destaque para a palestra Autonomia universitária e financeira das IES, que será proferida, às 14h, pelo professor Júlio Cezar Durigan, reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O reitor Lourisvaldo Valentim vai mediar o debate sobre o tema.
No mesmo dia, às 16h45, o coordenador de educação a distância da UNEB, Silvar Ribeiro, participa da apresentação da câmara sobre apoio técnico em EaD – presidida pelo professor Sebastião Iberes, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
“Vamos fazer uma síntese sobre as conquistas e os desafios da EaD, detalhando propostas para possíveis parceria com o MEC”, adianta Silvar.
Inovação tecnológica e o Sistema Nacional do Ensino Superior estão entre os assuntos que serão abordados nos últimos dois dias de evento.
Informações: e-mail abruem@crub.org.br.
*Com informações: UEFS
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




