O anúncio feito nesta segunda-feira, (03/10/2010), de que a Bahia ganhará uma unidade industrial para fabricação de aerogeradores foi comemorado pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA) em Brasília. Após a formalização de um protocolo de intenções, assinado entre a General Eletric (GE) e o governo da Bahia, a notícia agradou o parlamentar, que ressaltou. “Esses investimentos são parte do esforço que o governo baiano vem fazendo para criar mais emprego, mais renda e melhorar a vida do povo da Bahia”.
Com um investimento inicial de R$ 45 milhões, o empreendimento deve criar 80 empregos diretos. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, no bojo da diversificação da matriz energética no estado, a pretensão do governo com os investimentos previstos é transformar a Bahia no maior pólo de energia eólica da América Latina. O governador Jaques Wagner revelou que a GE é a terceira empresa a aproveitar o potencial baiano. O presidente da GE, Marcelo Soares, afirmou que chegava à Bahia muito animado, já que a localização do estado é muito favorável em virtude de sua logística por facilitar a distribuição da produção para as regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país.
Emiliano lembrou ainda que, no final de novembro, entrará em operação o primeiro parque eólico da Bahia, instalado na cidade de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. Com outros 51 parques em andamento, a Bahia lidera o número de projetos nesse setor. A previsão é que 18 novos empreendimentos dessa natureza entrem em operação até o final de 2012 e formem, assim, o principal pólo eólico do Brasil.









Deixe um comentário