Assistência técnica nos seis municípios do Território de Identidade de Itaparica será intensificada.
A Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, promoveu no sábado (22/10/2011) ato de entrega da Estação de Piscicultura Caiçara II, localizada em Vila Matias, no município de Paulo Afonso. As obras foram realizadas através de convênio entre o governo federal e o governo do Estado no valor de R$ 876 mil.
A unidade tem 100 mil metros quadrados de lâmina d’água, 15 viveiros, escritório e estruturas de apoio técnico para a produção de alevinos. Ela vai dar suporte aos seis municípios baianos do Território de Identidade de Itaparica: Paulo Afonso, Glória, Chorrochó, Abaré, Macururé e Rodelas.
Em função do clima e qualidade da água, a região é o principal polo de piscicultura do estado e um dos maiores do Brasil, responsável por 85% da produção baiana de peixes cultivados. No ano passado produziu dez mil toneladas beneficiando – direta e indiretamente – cerca de três mil famílias.
Segundo maior produtor de tilápia do Nordeste, o município de Glória tem atraído desde pequenos aquicultores até grandes empresas internacionais, a exemplo do grupo português Pesca Nova que pretende se instalar neste município.
Apesar da significativa produção, a região estava sendo abastecida por outras regiões baianas e de outros estados. Com esta iniciativa a Bahia Pesca pretende atingir uma produção anual de 15 milhões de alevinos. O ato contou com a presença de representantes de entidades ligadas à piscicultura e outras atividades, prefeitos, vereadores, deputado estadual Mário Negromonte Júnior, ministro das cidades Mário Negromente e do presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli, que representou o secretário de agricultura Eduardo Salles.
“A obra é um marco e a Bahia Pesca vai intensificar também os trabalhos de assistência técnica. Já existem dezenas de projetos na região, mas ainda temos capacidade para aumentar este número” adianta Isaac Albagli. O ministro das cidades Mário Negromonte acredita “que esta importante obra é o pontapé inicial para alavancar a economia da região.”
Na solenidade também foram assinados convênios de cooperação técnica entre a Bahia Pesca/Uneb e Bahia Pesca/SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação/APL de Piscicultura de Paulo Afonso.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




