Conferência mundial da OMS no Rio de Janeiro termina nesta sexta-feira

Encontro debate determinantes sociais da saúde; experiência do Brasil no tratamento do HIV/Aids foi um dos destaques de evento que também está analisando a prevenção de doenças crônicas, o principal desafio de saúde pública atualmente.

Especialistas de todo o mundo concluem, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, uma Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde.

O evento da Organização Mundial da Saúde, OMS, e com o apoio do governo brasileiro, está analisando formas de prevenir e tratar doenças crônicas, não-transmissíveis.

Qualidade

Em setembro, a ONU realizou um encontro de alto nível sobre o tema e pediu mais investimentos por parte dos países. Atualmente, as doenças crônicas como câncer, diabetes, derrames, doenças pulmonares e coronárias são responsáveis por 63% de todas as mortes no mundo.

De acordo com a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que está no Rio de Janeiro, as doenças crônicas são, atualmente, o principal desafio de saúde pública.

O presidente da Conferência, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou o compromisso do Brasil em oferecer um serviço de qualidade no setor. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, falou à Rádio ONU, sobre o SUS.

Indicadores

“O fato de nós termos no Brasil um sistema como o SUS é um exemplo. Outros países olham com muito interesse. É o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde assim. Este acesso a medicamentos, a bens e serviços, creio que é a maneira de fazermos avançar os indicadores de saúde”.

O programa brasileiro de combate ao HIV/Aids também foi analisado no encontro com uma troca de experiências entre vários países participantes.

Na ocasião, o chefe do Escritório-Executivo do Unaids e mediador do painel, Luis Loures, afirmou que, depois de 30 anos de epidemia, é preciso tirar a Aids do isolamento.
“E essa experiência nós podemos transferir num panorama mais amplo para lidar com as determinantes sociais da saúde como um todo hoje.”

Loures acredita que o painel e a Conferência podem se complementar, aumentando o envolvimento das pessoas que vivem com a AIDS no movimento de luta contra a doença.
Dentre as autoridades presentes ao encontro no Rio está o vice-presidente do país, Michel Temer e outros membros do governo.

*Com informações: Rádio Onu


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading