Homenagem ao centenário do ex-arcebispo de Salvador Dom Avelar

Em matéria publicada pelo jornal A Tarde na última semana, como parte das homenagens ao centenário do ex-cardeal arcebispo de Salvador, Dom Avelar, o periódico destaca passagens do livro Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento, do deputado federal, jornalista e escritor Emiliano José. No livro, Emiliano José rememora a atuação de Dom Avelar em 1976, período da ditadura militar na Bahia e no Brasil. Na passagem, o escritor fala sobre a visita do então arcebispo aos presos políticos no Quartel de Amaralina, entre eles, o engenheiro Luís Contreiras. “Quando ocorreu oficialmente a prisão, o cardeal não estava em Salvador e enviou o seu vigário-geral, monsenhor Gaspar Sadoc, para visitá-los. Ele próprio, Dom Avelar, quando chegou de viagem, foi visitá-los, o que irritou profundamente os militares”.

Ainda segundo a obra, Contreiras chegou a ser coroinha em Rio das Contas e congregado mariano em Salvador. O engenheiro brincava. “Abri dissidência com Deus e ingressei no PC (Partido Comunista)”. O jornalista relata também que, em suas visitas a Contreiras, Dom Avelar tinha dito que a igreja perdera um grande bispo. O militante, por sua vez, havia revelado que, na juventude, pensou em ingressar no seminário.

Dom Avelar Brandão Vilela, nascido em Visçosa (AL), foi cardeal arcebispo de Salvador entre 1973 e 1986 e completaria 100 anos em 13 de junho de 2012. No entanto, desde a última quinta-feira, 27, a Arquidiocese de Salvador iniciou as homenagens a um dos seus mais carismáticos religiosos. Como parte da programação, até a data do centenário, estão previstas missas, lançamentos de livros e selos comemorativos, além de exposição de fotos e objetos pessoais.

Dom Avelar, que é lembrado como homem de diálogo entre as diferentes religiões, faleceu em dezembro de 1986.

Além de Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento, Partes I, II e III, Emiliano é autor dos livros Narciso no fundo das galés; As asas invisíveis do padre Renzo; Don Renzo Rossi: um prete fiorentino nelle carceri del Brasile; Lamarca: o capitão da guerrilha; Marighella: o inimigo número um da ditadura militar; Imprensa e Poder: ligações perigosas e Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading