Centros de Formação da EBDA garantem, capacitação e formação de técnicos e agricultores familiares baianos

Cursos, palestras, seminários, dias de campo, unidades de demonstração, intercâmbios, e excursões, entre outros eventos, são disponibilizados para capacitação e formação de técnicos e agricultores familiares baianos, nos Centros de Formação da EBDA, em todo o Estado. Para oferecer estes serviços, os centros investem no aprimoramento de profissionais, em parcerias e na qualidade dos serviços prestados, visando o desenvolvimento, qualificado, da agricultura familiar baiana. “Os interessados podem procurar os Centros de Formação da EBDA, em toda a Bahia, para inscrever-se nas atividades programadas e também sugerir capacitações, de acordo com suas necessidades”, afirma o presidente da empresa Elionaldo de Faro Teles.

São nestes locais que os técnicos da empresa são desafiados a atender as múltiplas solicitações deste público, na perspectiva de promover as transformações sociais e econômicas necessárias para a melhoria da qualidade das unidades familiares. Com este propósito, a EBDA, como empresa pública responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no Estado, articula e organiza as atividades de capacitação, de acordo com as demandas agropecuárias identificadas junto ao agricultor, em nível de regiões, territórios e municípios.

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador estadual dos Centros, Cícero Nascimento Magalhães, as capacitações têm 70% do seu conteúdo ministrado através de aulas práticas, e 30% com aulas teóricas, atendendo a uma metodologia que visa elevar o aprendizado dos usuários, de forma a “aprender a fazer, fazendo e compreendendo”.

A EBDA, cujo foco principal são os agricultores e suas famílias, possui 10 Centros de Formações de Agricultores Familiares, sendo eles: do Território do Recôncavo (Centrefruti), em Conceição do Almeida; do Território Semiárido Nordeste II (Centrenor), em Ribeira do Pombal; de Irecê (Centrefértil); de Feira de Santana (Centrepec); de Jaguarari (Centrecapri); de Aramari (Centreleite); da Chapada Diamantina (Centraf), em Itaberaba; de Amélia Rodrigues (Centrapis); da Região Agropastoril de Itapetinga e Planalto da Conquista (Centrecorte), em Itambé, e do Vale do Iuiu (Centrevale), em Palmas de Monte Alto.

Os centros trabalham com demandas identificadas junto aos agricultores familiares. Os interessados em conhecê-los, podem entrar em contato, direto, com o Centro da sua região, através das gerências regionais ou nos escritórios da EBDA.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading