Um mandado de segurança expedido pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, na noite desta segunda-feira (07/11/2011), concedeu aos arquitetos de todo o país o direito de votar na eleição para os conselhos regionais de engenharia e arquitetura (Crea). Por estarem em processo de criação de um conselho próprio, os arquitetos tinham sido vetados pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) de participar da disputa. A Justiça considerou o direito dos profissionais por causa da vinculação ainda existente e a não efetivação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Os arquitetos votarão em separado, sendo necessário que se dirijam a qualquer local de votação nos estados de origem, portando documento com foto e validade nacional.
Hoje (8), das 9h às 19h, mais de 600 mil engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geógrafos, geólogos, técnicos e tecnólogos do Sistema Confea/Crea irão às urnas votar nos candidatos a presidentes do Conselho Federal e de seu Regional, para exercício 2012-2014. Na Bahia, 35 mil profissionais têm direito ao voto, desde que estejam em dia com a anuidade do Crea. Os profissionais aptos a participar das eleições podem votar em qualquer uma das 56 urnas distribuídas no interior e na capital do Estado. Para saber o endereço das urnas é preciso acessar o site http://www.creaba.org.br.
Quatro candidatos disputam a presidência: urbanista Suraia Maria da Silva; engenheira civil Rute Carvalhal Borges; engenheiro mecânico Carlos Quintas Rodamilans; engenheiro mecânico Marco Antonio Amigo.
O Sistema Confea/Crea é composto por uma rede de autarquias federais cuja finalidade é fiscalizar o exercício profissional da área tecnológica, segmento responsável por aproximadamente 70% do PIB do país.










Deixe um comentário