Deputada Graça Pimenta quer ampliar políticas de inclusão para os negros

Em comemoração ao Novembro Negro, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) realizou pronunciamento na Assembleia Legislativa (AL) na tarde desta terça-feira (22/11/2011). No discurso, a parlamentar citou benefícios que devem ser direcionadas à população negra.

“É imprescindível desenvolver políticas de saúde integral, investir mais na educação profissionalizante para ocupar de forma produtiva o tempo dos jovens, a fim de afastá-los das influências perniciosas das drogas. Desejo que a Carta de Salvador, ao formular diretrizes para políticas públicas no Brasil, países latino-americanos e africanos, passe a representar um divisor de águas entre um estágio de conscientização e de realidades concretas”, declara.

O documento citado pela parlamentar foi elaborado durante o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional Dos Afrodescendentes, realizado na capital baiana como parte da programação do mês temático. Graça Pimenta citou também que “no domingo (20 de novembro) comemorou-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida para lembrar o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Uma homenagem justa a este personagem histórico, que representa a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial”.

Zumbi morreu em 1695 durante combate em defesa dos negros e dos quilombolas. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. O guerreiro lutou até a morte pela preservação da cultura e pela liberdade do seu povo.

Conforme Graça Pimenta “o tempo passou e chegamos ao terceiro milênio, entretanto os negros ainda enfrentam o impacto da discriminação racial. Reconhecidamente, desde a Conferência Mundial Contra o Racismo, ocorrida em 2001 na África do Sul, até o presente momento, a agenda racial do Brasil demonstra avanços sensíveis, tais como o Estatuto da Igualdade Racial, as políticas públicas de acesso ao ensino superior e os programas de assistência social que abraçam as camadas menos privilegiadas da população. Com efeito, é preciso fazer muito mais pela população afrodescendente, que constitui maioria aqui no Brasil. Precisamos construir uma sociedade igualitária, democrática, onde haja oportunidades iguais e justiça social”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading