Embrapa apresenta tecnologias no Congresso Brasileiro de Mandioca

Foi aberto na noite de quarta-feira (16/11/2011), no Centro Cultural e de Exposições de Maceió (AL), o XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, que tem como tema central “Mandioca: Fonte de alimento e energia”, e a 1ª Feira Nacional da Mandioca. A cerimônia contou com a presença do ministro Afonso Florence, de Desenvolvimento Agrário (MDA), que ministrou a palestra inaugural, do governador Teotônio Vilela Filho, do secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, e do chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) Domingo Haroldo Reinhardt, entre outras autoridades.

“A mandioca sofre a concorrência de produtos que não são brasileiros e temos o desafio de propor uma alimentação sem agrotóxicos, que é a forma que o agricultor familiar produz, e com forte valor social”, afirmou Eloísio Lopes Júnior, presidente do congresso. Sílvio Bicudo, presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, concordou, dizendo que a mandioca é a “base alimentar da população brasileira e tem importância social, econômica e cultural para todo o país”.

O ministro Afonso Florence reiterou o papel da Embrapa na pesquisa sobre a mandioca. “A Emb

rapa é uma instituição conceituadíssima e está, com a recente criação da Diretoria de Transferência de Tecnologia, ainda mais apta a fazer com que os resultados da pesquisa cheguem ao produtor”, afirmou. “É preciso garantir mais produtividade por área para que o excedente da produção fique mesmo com o produtor. Vim me comprometer com este desafio”, salientou.

No final, foram homenageados por serviços prestados à cultura da mandioca os pesquisadores Joselito Motta e Carlos Estevão Cardoso.

Programação

A Embrapa Mandioca e Fruticultura tem presença marcante na programação científica do evento, incluindo a apresentação de trabalhos técnicos orais e em forma de pôster.

Hoje (17/11/2011), o painel “Melhoramento da mandioca: avanços, limites e perspectivas”, cujo palestrante foi Hernan Ceballos (Centro Internacional de Agricultura Tropical – Ciat), da Colômbia, teve o pesquisador Vanderlei da Silva Santos (Embrapa Mandioca e Fruticultura) como debatedor e a pesquisadora Adriane Leite do Amaral (Embrapa Tabuleiros Costeiros) como moderadora. Em seguida, a mesa-redonda “A mandioca na gastronomia: situação atual e cenários futuros” foi moderada pelo pesquisador Joselito Motta. Pela tarde, a pesquisadora Cláudia Fortes modera a conferência “Avanços biotecnológicos”.

Na sexta-feira (18/11), o pesquisador Carlos Estevão Cardoso apresenta a conferência “Tendências do consumo de alimentos no Brasil e oportunidades para a cultura da mandioca” enquanto a pesquisadora Luciana Alves debate no painel “Inovações no setor de mandiocultura” e Eduardo Andrade é debatedor na mesa-redonda “Fatores bióticos (manejo e controle de pragas e doenças)”. O sábado será dedicado a uma visita técnica a agroindústrias e unidades produtivas de agricultura familiar no município de Arapiraca.

Feira da Mandioca

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e a Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão presentes num estande conjunto, onde mostram diversas tecnologias em mandioca.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Embrapa Tabuleiros Costeiros estão expondo, também, variedades como Kiriris, Verdinha, Caipirinha e Tapioqueira, específicas para o semiárido nordestino, e recomendadas ou desenvolvidas em parceria.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros divulga informações sobre o Sistema Agropecuário Sustentável (SAS), que visa integrar lavoura e pecuária com tecnologia, reduzindo custos de produção, proporcionando mais renda ao produtor, melhorando a qualidade dos animais criados e preservando a terra. A mandioca é uma das culturas agrícolas que podem ser usadas no sistema.

Já a Embrapa Semiárido apresenta diversas formas de aproveitamento da parte aérea da mandioca na alimentação animal e a Embrapa Mandioca e Fruticultura expõe tecnologias como a micropropagação, que permite a produção de mudas de mandioca in vitro, além de disponibilizar publicações e promover a degustação de beijus coloridos, em que a água é substituída pela polpa de frutas ou extrato de hortaliças.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading