
O lançamento da Rede Nacional de Cooperação em Energia Solar Térmica (Rede Procel Solar), Regional Nordeste, da qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é integrante, acontece no dia 4 de novembro, às 14h, no auditório do Instituto, campus Salvador. Esse lançamento, aberto ao público, faz parte da 2ª Reunião da Rede, uma série de mesas temáticas voltadas para os membros, realizada nos dias 3 e 4 de novembro, também no Instituto.
O objetivo do evento, de acordo com a coordenadora do projeto em Salvador, a professora do IFBA Marilda Guimarães, é divulgar a criação de um centro de capacitação na região nordeste. “O Procel Solar será o precursor na disseminação do uso de energia renovável, no caso particular, a energia solar fototérmica. Por meio da difusão dessa tecnologia e da capacitação de mão de obra, trará benefícios socioambientais para a região nordeste”, afirma.
Estarão presentes a Eletrobras, o Instituto Cultural e Centro Universitário UNA, demais integrantes do convênio, além de representantes da Coelba, Petrobras e Caixa Econômica Federal.
Este convênio entre o IFBA e a Eletrobras foi assinado no dia 2 de maio de 2011, em Belo Horizonte, com a finalidade promover a cooperação técnica, didática e científica e estabelecer mecanismos para realização entre o IFBA e o Instituto UNA.
No mês de julho, também na cidade mineira, aconteceu o lançamento nacional da Rede Procel Solar, para capacitação profissional em sistemas de aquecimento solar de água, no prazo de cinco anos, de dois mil alunos em universidades e escolas técnicas, em apoio ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Em sua fase inicial, o projeto tem sete centros de capacitação, nas cinco regiões brasileiras, para sanar deficiências na formação profissional (do instalador ao projetista e arquiteto).
Breve histórico
Em 2009, foi concluído um estudo sobre o uso da energia solar para aquecimento de água no Brasil, nos segmentos residencial, industrial, comercial e de hotelaria. A cidade de Porto Seguro, na Bahia, fez parte da amostragem no segmento de hotéis e pousadas. Esse trabalho, além de realizar coleta de dados, contribuiu para o diagnóstico sobre o uso de coletores solares no país. O resultado, dentre outros, foi a proposição de ações para fomentar o uso da energia solar, por meio da criação dos sete centros de capacitação em aquecimento solar, nas cinco regiões brasileiras, em localidades consideradas estratégicas para a formação de mão de obra e a difusão de conhecimento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




