O Novembro Negro da fundação Pedro Calmon oferecerá nas bibliotecas públicas uma programação voltada para o incentivo da cultura Negra

Com exibição de filmes e documentários, exposições, apresentações teatrais, poéticas e debates, o ‘Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon’ oferecerá, nos espaços das bibliotecas públicas, uma programação extensa e especial voltada para o incentivo e valorização da cultura negra e africana no mês da consciência negra.

As comemorações terão início no sábado (05/11/2011), às 9h, com a IV Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, e encerram-se no dia (28/11), com a presença de personalidades negras, como a juíza Luislinda Valois, a historiadora e yalorixá Cecília Soares, o historiador Ubiratan Castro, o antropólogo Wilson Caetano, a cantora e pesquisadora do samba Juliana Ribeiro e o compositor Roque Ferreira. Além disso, haverá um recital poético com atores do Bando de Teatro Olodum e concluindo as comemorações, a partir das 20h, no quadrilátero da Biblioteca Pública, shows de Lazzo Matumbi, Opanijé e Magary Lord.

Papo Afro

Com o tema cultura africana, o Papo Afro traz escritores e convidados para uma conversa informal nas bibliotecas. A programação começa no próximo dia (09/11), às 10h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML). A convidada será a pedagoga e escritora Iray Galrão, conhecida por suas publicações voltadas ao universo infantil, como os livros ‘Anjinho Jojó’ e ‘Lendas africanas’, e pela sua atuação na luta antirracismo. No dia (13/11), às 11h, no mesmo lugar, será a vez do desenhista Antônio Cedraz, criador e autor da Turma do Xaxado.

Na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada à Ladeira de São Bento, o Papo Afro acontece nos dias (11 e 18/11), sempre às 14h, e contará com a participação da jornalista Jaqueline Barreto, autora do documentário ‘Ser Quilombola’, e de atores do filme Besouro.

Já no dia (21/11), a partir das 14h, será a vez da Biblioteca Juracy Magalhães Junior, no Rio Vermelho, receber o Papo Afro. As participações ficam por conta dos atores do espetáculo As Feministas de Muzenza.

Mostras

Tendo a arte como um instrumento de fortalecimento e afirmação das identidades negras/africanas reorganizadas no Brasil e nas américas, a exposição Ori Orixá, do artista plástico Rodrigo Siqueira e do antropólogo Vilson Caetano, estará disponível para visitação no foyer da Biblioteca Pública do Estado, entre os dias (11 e 30/11) deste mês, das 8h30 às 21h. A mostra traz 18 peças baseadas em pesquisas etnoantropológicas de culturas africanas demonstradas em técnicas mistas de escultura.

Semana Bem Afro

Promovida pela Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e pelo movimento Blackitude: vozes negras da Bahia, a Semana Bem Afro ocorre entre os dias (22 e 27/11), com lista de atividades relacionadas à temática racial incluindo filmes, debates, oficinas e apresentações artísticas, em sua programação, sempre às 14h. Para mais informações sobre toda a programação do Novembro Negro acesse o site da Fundação Pedro Calmon.

*Com informações:  Secom BA


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading