Oito ladrões de ônibus são retirados de circulação e desarticulado bando que roubava carros em Santo Antônio de Jesus

Oito ladrões de ônibus retirados de circulação

Tiago Santos Campos, 23 anos, que passou a assaltar ônibus depois de recusado como vendedor de drogas por traficantes da Fazenda Coutos por não ser mais menor de idade, está entre os oito ladrões apresentados à imprensa, na quarta-feira (16/11/2011), durante coletiva realizada na sede da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). Cúmplice de Tiago, o surdo-mudo Valfredo dos Santos Filho, 28, o “Chiquinho”, também está recolhido na carceragem do Complexo Policial da Baixa do Fiscal.

O delegado Nílton Tormes, titular da DRFR e coordenador do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC), e o capitão PM Paraíso, comandante da Operação Gêmeos, também apresentaram Rodrigo Cardoso dos Santos, 20 anos, Ricardo Oliveira Silva, 38, Héricles Samuel Santos da Silva, 22, Alan Ricardo Santos de Jesus, 18, Danilo Gutemberg Santos Melo, 18, João Augusto de Jesus Caldas, 35.

As prisões destes seis assaltantes, bem como a de Chiquinho, foram resultado da “Operação Catraca”, uma parceria do GERRC da Polícia Civil com o Grupo Gêmeos da Polícia Militar. As abordagens tiveram início na semana passada (dia 11, sexta-feira) e se estenderam até a última terça-feira (15), em ruas e avenidas dos bairros de São Caetano, Comércio, Calçada, no Subúrbio Ferroviário e em trechos da BR-324.

Com passagem pela polícia por porte ilegal de arma, Tiago foi capturado na quinta-feira (10) por policiais da Rondesp/Atlântico, depois de assaltar, em companhia de Chiquinho – preso no domingo – um ônibus da empresa Praia Grande, na Avenida ACM, próximo à invasão da Polêmica. Depois de saquearem o cobrador e os passageiros do coletivo, simulando estarem armados, com as mãos enfiadas nas camisetas, Tiago e Chiquinho fugiram em direção à Polêmica, onde se separaram.

Sem saber, Tiago acabou parando num ponto de venda de drogas, surpreendendo os donos da “boca”, que questionaram sobre o que ele fazia ali. Ao explicar que acabara de assaltar um ônibus, irritados com a possibilidade de a polícia ser atraída para a invasão, os traficantes deram-lhe uma surra e o jogaram para fora dos limites da invasão. O surdo-mudo Chiquinho conseguiu escapar.

Populares que presenciaram a agressão chamaram a PM para resgatar Tiago, que, depois de socorrido ao Hospital São Jorge, no Largo de Roma, foi conduzido à DRFR. Interrogado no GERRC, declarou ter tentado se tornar traficante, mas acabou migrando para outra modalidade criminosa diante da exigência dos traficantes de Fazenda Coutos de só contratar garotos entre 10 e 14 anos para o comércio de drogas.

Revólver

Foi também apresentado um revólver calibre 38 utilizado por Jackson Santos Nascimento, o “Rasta”, 22, morto em confronto com a PM, durante a “Operação Catraca”, no sábado (12), em São Caetano. Quatro adolescentes apreendidos quando praticam assaltos a coletivos foram conduzidos à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas.

Desarticulado bando que roubava carros

Três homens acusados de envolvimento com roubos de veículos, em Salvador, e de carga, na região de Santo Antônio de Jesus, foram presos por investigadores da Delegacia Territorial de Vera Cruz, na última terça-feira (15), feriado da Proclamação da República. Sérgio Ricardo Sales da Silva, 39 anos, Reinaldo Oliveira dos Santos, o “Juca”, e Jonatan Silva Chadud, o “Seco”, ambos de 21 anos, estavam sendo investigado há três meses.

Além de cocaína e maconha, a polícia apreendeu uma pistola 380 com carregador, um revólver calibre 38 e dois veículos com placas clonadas, um Voyage prata, NZD-2284, roubado em São Caetano, e um Gol vermelho, NTS-8281, tomado de assalto na Fazenda Grande. No momento da prisão, Sérgio estava a bordo de um Gol branco, placa JRA- 9908, em um posto de combustíveis, no bairro Pedrão, em Vera Cruz. Segundo, o delegado Lúcio Ubiracê, titular da DT local, o veículo, embora não apresente restrições, terá a procedência investigada.

Os assaltos a caminhões de alimentos eram feitos por Sérgio, que entregava as cargas subtraídas para Juca, responsável pela venda dos produtos a comerciantes da região de Santo Antônio de Jesus. Foragido, desde 1998, da Penitenciária Lemos Brito, onde cumpria pena pela participação no sequestro, em 1995, de Fernanda Viana, sobrinha do ex-governador Antônio Carlos Magalhães. Confessou dois roubos de caminhões carregados com alimentos, o último há um mês. Os veículos estavam em sua casa, na localidade de Aratuba, na ilha de Itaparica.

Juca também recebia os veículos roubados, procedentes de Salvador, e providenciava nova documentação. Cada um rendia uma cota de 50 gramas de cocaína para Seco, responsável pelos assaltos. Além de revendidos na região, os automóveis também eram usados por Sérgio para a execução dos crimes. Ambos foram presos na praia de Berlinque, em Itaparica, na casa de Juca, com armas e drogas. Os três assaltantes ficarão custodiados na carceragem da DT de Vera Cruz, à disposição da Justiça.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading