Jovens agricultores comercializam produção de horta comunitária em Ribeira do Pombal

Alface, coentro, beterraba, couve, pimentão, quiabo, cenoura e tomate orgânicos começam a ser comercializados na comunidade Poço das Varas, em Ribeira do Pombal, como resultado do projeto Cultivando Verde, que viabiliza a produção comunitária dos legumes e hortaliças. Esta ação de fomento à agricultura familiar é promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal e a Associação de Agricultores da Comunidade Poço das Varas.

Para a implantação da horta foi utilizado um terreno da associação, de aproximadamente 0,3 hectares, atrás da casa de farinha da comunidade. O projeto envolve a mão de obra das mulheres e, principalmente, dos jovens da comunidade. “São 25 pessoas participando desse trabalho, das quais, 18 são jovens com idade entre 16 e 20 anos”, informou a agrônoma da EBDA, Kátia Amoêdo, que presta assistência técnica ao projeto.

Segundo o agricultor José Anaílson Souza Gama, presidente da Associação Comunitária de Poço das Varas, o principal objetivo desta ação é a comercialização na própria comunidade, permitindo a todos o acesso a alimentos mais saudáveis. Para o próximo ano, a associação pretende disponibilizar as hortaliças para a merenda escolar, através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae). “Tenho três filhos na escola e fico feliz em pensar que vamos fornecer um alimento saudável e nutritivo para nossas crianças”, declarou José Anaílson.

A agricultora Joselita Ribeiro de Andrade enumera os benefícios que a horta, implantada em agosto, já proporciona para ela. “Economizo dinheiro, porque não preciso ir comprar esses produtos na feira da cidade; tenho sempre hortaliças frescas e naturais perto de casa, e ainda tem meu filho, Itamário, de 19 anos, que trabalha comigo e tem a oportunidade de aprender como cuidar de uma horta”, afirma.

No projeto, conforme explica Kátia Amoêdo, a EBDA é a responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e pela capacitação dos envolvidos. Já a prefeitura contribui com a infraestrutura, fornece os insumos, como sementes, ferramentas e a instalação do sistema de irrigação. A comunidade cedeu o espaço e disponibiliza a mão de obra.

“Gostei tanto dessa experiência que já planejo fazer minha própria horta orgânica no quintal de casa, fazendo as coisas que aprendi aqui”, afirmou a agricultora Marilene Andrade de Oliveira, que participa do projeto junto com a filha Manoela, de 16 anos.

Sustentabilidade

Seguindo os princípios da agroecologia, nenhum produto químico é aplicado na horta, gerando uma produção 100% orgânica. As leiras recebem cobertura morta e é realizada a rotação das culturas para não desgastar o solo. A manipueira, líquido residual da prensagem da mandioca na produção da casa de farinha, é utilizada na adubação e como defensivo natural na horta. “Com o uso da manipueira e da urina de vaca foi feito o controle das pragas, e nenhuma doença foi detectada nas hortaliças até o momento”, afirmou Amoêdo.

A horta foi planejada para ser autossustentável, através da capacitação realizada pela EBDA, para produção de sementes e mudas pelos próprios agricultores. “A perspectiva para o futuro é de gerar renda na comercialização das hortaliças para investir na manutenção da própria horta e dividir o lucro entre os jovens que trabalham aqui, como forma de incentivo e reconhecimento pelo esforço”, afirmou o agricultor José Anaílson.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading