Reitoria da UEFS divulga análise do resultado do IGC do MEC

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No dia 17 de novembro, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – divulgou os resultados do IGC – Índice Geral de Cursos.

A UEFS obteve pontuação 210 (numa escala de 0 a 500) no IGC contínuo, classificando-a na faixa 3 do IGC (Índice Geral de Cursos), cuja nota vai de 1 a 5, sendo a faixa 3 atribuída a instituições que obtem de 195 a 294 pontos. Embora a UEFS esteja na mesma faixa das outras Universidades Estaduais da Bahia (nota 3), como a sua pontuação atual no IGC contínuo foi inferior às pontuações das outras três Universidades Estaduais da Bahia e das Universidades Federais sediadas em nosso Estado, foi inevitável que a comunidade universitária se manifestasse (principalmente através de listas de e-mail) questionando quais são as causas desse desempenho.

A Reitoria da UEFS reuniu os dados publicados no Portal do Inep na internet e procedeu a análise das causas desse desempenho. Foi verificado que o IGC depende fortemente das notas dos cursos de graduação no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) e no CPC – Conceito preliminar de cursos. Pelo fato de alguns destes cursos apresentarem altos níveis de boicote ao Enade por parte dos estudantes (alguns até 90%), há um impacto de tal boicote no CPC de alguns cursos, cujas notas são 1 e 2 (numa escala de 1 a 5), o que não corresponde à qualidade dos nossos cursos. Essas notas 1 e 2 de boa parte dos cursos joga o IGC contínuo da UEFS para baixo.

Na análise, a Reitoria da UEFS ponderou que existe um reconhecimento pelo próprio Inep das limitações do Enade como instrumento de avaliação e da necessidade das universidades avaliadas terem o resultado como subsídio para os trabalhos da Comissão Própria de Avaliação. A UEFS, segundo a Reitoria, iniciará um processo de auto-avaliação dos cursos de graduação, tanto pela Comissão Própria de Avaliação, quanto através de um processo de auto-avaliação proposto pela Prograd, já encaminhado à Câmara de Graduação do Consepe-Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. A avaliação, no seu teor integral, pode ser consultada abaixo:

Análise dos resultados da UEFS na avaliação do Ensino Superior do INEP

Tabela da Decomposição do IGC da UEFS na avaliação do MEC

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141607 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário