UBE promove mesa redonda sobre biografias

ube-promove-mesa-redonda-sobre-biografiasNara Leão – A Musa dos Trópicos; As grandes damas – E um perfil do teatro brasileiro; Edison Carneiro e Padre Sadoc – Sacerdote, Amigo, Irmão; são os livros em destaque.

A União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Bahia inicia 2012 promovendo no dia 06 de janeiro (sexta-feira), das 17h30 às 21h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping (Teatro Eva Hertz), a Mesa-Redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque, com a participação do escritor cearense radicado em Recife (PE), Cássio Cavalcante, que virá a Salvador para o lançamento da biografia “Nara Leão – A Musa dos Trópicos”, cujo texto da orelha é assinado pelo cineasta Cacá Diegues, ex-marido da cantora, com quem teve dois filhos. Já a jornalista carioca Rogéria Gomes, também estará presente no evento, com o livro “As grandes damas – E um perfil do teatro brasileiro”, que apresenta as atrizes Bibi Ferreira, Eva Todor, Beatriz Lyra, Beatriz Segal, Eva Wilma, Laura Cardoso, Nicette Bruno, Norma Blum e Ruth de Souza.

ube-promove-mesa-redonda-sobre-biografiasDa Bahia participam o jornalista Biaggio Talento (jornal A Tarde), com a biografia doetnólogo, precursor do movimento negro, folclorista e escritor Edison Carneiro e a escritora Cristina Ramos, com o recém-lançado Padre Sadoc – Sacerdote, Amigo, Irmão; uma biografia autorizada do Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade, que por muitos anos desenvolveu suas ações socioeducativas, religiosas e culturais na Igreja de Nossa Senhora da Vitória. A obra também traz textos inéditos de Maria Bethânia, Dona Canô, Lícia Fábio, Adelmário Coelho, Mabel Velloso e muitas outras personalidades.

A abertura do evento será com música e após as apresentações, os autores estão disponíveis para a sessão de autógrafos. A mesa será mediada pelo jornalista Carlos Souza.

“O gênero biografia está bastante em evidência nos últimos tempos e o objetivo da UBE-Bahia, com essa mesa-redonda é proporcionar aos escritores, historiadores, filósofos e jornalistas e demias interessados no assunto, a oportunidade de se aprofundar no tema, através da experiência dos autores convidados”, diz o jornalista Carlos Souza, o coordenador da UBE.

ube-promove-mesa-redonda-sobre-biografiasOs livros – Edison Carneiro, a obra apresenta a trajetória de vida do advogado, jornalista e etnólogo baiano, que viveu nos anos 30 do século XX. A biografia faz parte da coleção Gente da Bahia, editada pela Assembleia Legislativa da Bahia, escrita pelo jornalista Biaggio Talento e o historiador Luiz Alberto Couceiro.

Edison Carneiro foi um pesquisador da cultura de matriz africana e sempre procurou valorizar toda forma de representatividade cultural vinda da África. Em uma época que o estado reprimia o culto afro na cidade e os jornais publicavam notícias negativas sobre a prática da religião, Edison foi um dos primeiros jornalistas a escrever em jornais, textos que exaltavam a cultura e as religiões negras.

Padre Sadoc – Sacerdote, Amigo, Irmão trata-se da amizade que sempre uniu a família da autora e do biografado e suas trajetórias de vida diante do racismo; de como um negro, em 1941, conseguiu entrar e se manter num Seminário (naquela época o racismo existia como hoje, diz Cristina). O religioso, sempre foi amigo dos pais da escritora, e desde muito cedo esteve presente em sua vida. “Padre Sadoc também me crismou, celebrou a minha 1ª comunhão, meu casamento e batizou meu único filho”, lembra a autora.

ube-promove-mesa-redonda-sobre-biografiasAs páginas de As grandes damas – E um perfil do teatro brasileiro cobrem mais de 8 décadas de artes dramáticas, a partir dos relatos dessas atrizes que, na primeira metade do século passado, já protagonizavam a história da dramaturgia. Fatos marcantes da memória do teatro são relembrados. Em 1940, Eva Todor fundou com seu marido a Companhia Eva e Seus Artistas, que levou peças produzidas com expertise nacional a vários países. Pouco tempo depois, em 1944, a jovem Bibi Ferreira estreava sua própria companhia. No ano seguinte, Ruth de Souza tornava-se a primeira atriz negra a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Nara Leão – A Musa dos Trópicos retrata a história de uma cantora, que foi uma das personagens do Brasil mais importante na época em que viveu. Musa da Bossa Nova, o apartamento de seus pais foi um dos berços do movimento musical que ganhou o mundo. O primeiro disco foi uma surpresa, resgatou o samba de morro quando se esperava o amor, o sorriso e a flor. Foi porta voz de toda população intelectual do país após o golpe militar de 1964, no Show de protesto Opinião ao lado de Zé Kety e João do Vale. Quando todos estavam protestando cantou com o Brasil A Banda.

Lançou talentos como Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo. Apoiou artista no inicio da carreira como Martinho da Vila e Fagner. Foi à primeira cantora consagrada que deu apoio ao movimento musical tropicalismo, foi simpática a Jovem guarda. . Ainda foi o primeiro artista brasileiro a gravar no sistema de compact disc, o CD. Não aderia a modas, as fazia.

Serviço: 

O que: Mesa-Redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque

Onde: Livraria Cultura do Salvador Shopping – Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores. Fone: 71 3505- 9050

Quando: Dia 06 de janeiro (sexta-feira), das 17h30 às 21h.

Entrada: Gratuita

Informações: (71) 8122-7231. E-mail: ube.bahia@gmail.com


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading