90 por cento da reclamações foram solucionadas pelo órgão
O número de consumidores atendidos pela Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) em 2011 aumentou mais de 13% com relação ao ano anterior. Ao todo, foram 26.599 queixas registradas, enquanto em 2010 o Procon recebeu 23.500 reclamações. Desse total, 23.107 queixas foram solucionadas no primeiro momento, o que representa quase 90%, e 2.259 resolvidas em audiência.
Durante o ano de 2011 o Procon também percorreu todo o Município, fiscalizando os mais diversos entrepostos comerciais. Só no ano passado o órgão realizou 340 constatações nos supermercados, 502 visitas aos bancos, 392 constatações em lojas, 381 em estacionamentos e 126 em restaurantes.
No mesmo ano o Procon desenvolveu 139 fiscalizações durante a Micareta, 05 constatações em barracas de fogos e 398 fiscalizações de gás clandestino, em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além disso, a superintendência julgou 700 processos, executou uma pesquisa dos produtos da Quaresma, duas pesquisas de material escolar e seis trabalhos com a unidade do Procon Móvel.
Dentre as 10 empresas mais reclamadas no ano passado estão a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com 2.143 queixas, Oi (1.458), Coelba (1.209), ItaúCard (1.125), Embratel (1.042), Hipercard (855), G Barbosa (782), Claro (734), IbiCard (727) e Insinuante (477).
Ao fazer um balanço dos números, o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, o considera positivo. Segundo ele, os índices demonstram que o órgão tem melhorado a qualidade do atendimento e adequado suas instalações, o que resulta na maior demanda.
“Em 2012 vamos divulgar balanços de pesquisas nos setores de telefonia, planos de saúde e cartão de crédito para mostrar quais são as empresas que menos resolvem o problema do consumidor”, declara o superintendente.
Policlínica da Rua Nova atende 73.820 em 2011, somente em maio, a unidade de saúde recebeu 7.616 pacientes
Referência para os moradores da Rua Nova, Jardim Cruzeiro, Alvorada e outros bairros vizinhos, a Policlínica Dr. Francisco Martins da Silva, no bairro Rua Nova, registrou 73.820 atendimentos em 2011. Nos primeiros seis meses do ano passado a unidade realizou 37.989 procedimentos e, no segundo semestre, foram 35.831 atendimentos.
A média de atendimento mensal, conforme os dados registrados no Programa Saúde Digital, é de seis mil, mas no mês de maio a policlínica chegou a atender 7.616 pacientes. Segundo o enfermeiro da unidade, Roney Magalhães, os casos mais comuns são hipertensão, diabetes, e dispnéia.
“Mas também dispomos de médicos especialistas e fazemos serviços mais simples como curativo, aferição de pressão e temperatura, e teste de glicemia”, informa Magalhães. A policlínica oferece ainda neurologista, dermatologista, cardiologista e gastroenterologista, além de atendimento de urgência, emergência e ambulatorial, pequenas cirurgias como retirada de cisto e verruga, e pré-natal de alto risco.
Nos primeiros dias do ano, informa a assistente administrativa da unidade, Magda Leite, a maior parte do atendimento é de pacientes com virose. Muitos deles estão apresentando diarréia, gripe, dor no corpo e febre.
As policlínicas funcionam 24 horas ininterruptamente e estão estruturadas para receber pacientes de pequena e média complexidade. Também são disponibilizadas nos bairros Tomba, George Américo, Parque Ipê, Feira X e no distrito de Humildes. No bairro Rua Nova a unidade está localizada na rua General Cordeiro de Farias, s/nº.
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