Salvador: Chegada de transatlânticos movimenta a Cidade Baixa

A estação mais quente do ano aquece a economia da capital baiana, além de movimentar as praias. Exemplo disso é que mais um transatlântico chegou a Salvador, na manhã de ontem, com três mil turistas. No momento, três navios estão atracados no Porto de Salvador – o MSC Orchestra, o Grand Holiday e o Costa Pacífica.

Logo na chegada, turistas brasileiros e estrangeiros foram recepcionados por baianas, que tiraram fotos e entregaram fitinhas do Senhor do Bonfim. A iniciativa faz parte do receptivo da Bahiatursa, que também inclui distribuição de folhetos, roteiros, entre outros materiais de divulgação. Até maio, 156 navios devem passar pela Bahia – 114 em Salvador e o restante em Ilhéus.

De acordo com Felipe Vieira, da Diretoria de Serviços Turísticos da Bahiatursa, incluindo as baianas, 90 profissionais, entre contratações diretas e indiretas, compõem a equipe de receptivo.

Boas-vindas

Ana Leyde é uma das cinco baianas de receptivo que deram as boas-vindas aos milhares de turistas que chegaram a Salvador pelo mar. “É um trabalho que a gente gosta de fazer. Mais do que o cachê, o importante é receber bem.”

A enfermeira Edna da Costa Moraes Santos partiu de Santos (SP) com um grupo de 40 pessoas. Ansiosa para saber mais sobre a história da primeira capital brasileira, ela elogiou a recepção em terra e garantiu que está disposta a conhecer boa parte das dezenas de museus e casarios do Centro Histórico de Salvador.

Os turistas movimentaram a região do Comércio, na Cidade Baixa. Dezenas de ônibus, vans e táxis partiram do porto rumo aos principais pontos turísticos da cidade. Teve quem optou pelo passeio a pé, fazendo a alegria dos ambulantes e dos comerciantes do Mercado Modelo.

A soteropolitana Ieda Santos Vieira, 51 anos, é figura conhecida na Praça do Mercado por transformar mulheres comuns em típicas baianas. “As pessoas vêm, tiram quantas fotos de baiana quiser e ainda têm o Elevador Lacerda de fundo. Tudo por apenas R$ 2.”

Segurança

Outra estratégia para que os turistas levem boas recordações da visita a Salvador é o aumento do efetivo policial. A tenente Adriana Molinari, da 16a Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), explicou que durante a chegada dos transatlânticos há reforço do policiamento na região, com a presença do Esquadrão Águia (motocicletas) e da Polícia Montada.

Número de visitantes deve somar 6,5 milhões 

De novembro de 2011 a maio deste ano, o número de turistas circulando pela Bahia deve chegar a 6,5 milhões. Mais da metade são baianos que viajam pelo estado e, aproximadamente, três milhões vêm de outros estados e países. Somente de navio, 260 mil pessoas devem desembarcar em Salvador e 117 mil em Ilhéus.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, destacou que os cruzeiros são muito importantes, “quanto à divulgação dos nossos destinos, em especial Salvador e Ilhéus. O visitante chega aqui e tem uma pequena ideia do que é a cidade, a nossa cultura, o nosso povo, a nossa gastronomia. Conhecendo tudo isso, ele volta com um parente, um amigo, e fica hospedado em nossos hotéis, consumindo em nossos restaurantes, gerando renda.”


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading