
O governador da Bahia, Jaques Wagner, planeja para o começo de fevereiro uma minirreforma administrativa. Com a saída de José Sérgio Gabrielli da presidência da Petrobras e a formulação de um convite, previamente aceito para ingressar no governo baiano, Wagner pretende criar a Secretária Estadual das Minas e Energia, desmembrando da atual pasta da Indústria, Comércio e Mineração e entregá-la a Gabrielli. Nos planos do governador, dois nomes estão cotados para sucedê-lo na corrida ao Palácio de Ondina em 2014, o próprio Gabrielli e Rui Costa, atual Chefe da Casa Civil.
Outro fator a motivar a reforma é a demissão de baianos do governo federal. Dois ministros devem deixar o governo Rousseff, apontam analistas, Mario Negromonte (PP) e Afonso Florence (PT), ambos deputados federais licenciados. Wagner espera uma sinalização de Dilma para formalizar os convites e manter os aliados próximos. A saída de Negromonte do Ministério das Cidades é fato consumado. Envolvido em graves denúncias de desvio de conduta, o ministro perdeu o essencial a um político, a reputação ilibada.
Wagner negocia com Dilma a permanência de Afonso Florence no Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas a situação também não é das melhores e Afonso pode voltar a ocupar uma secretária no governo baiano. O secretário da fazenda, Carlos Martins, deixa o governo do estado para concorrer como prefeito.
Zézeu Ribeiro, secretário do planejamento e deputado federal licenciado (PT), não estaria sendo bem avaliado pelo governador. A dificuldade em transformar projetos em obras levou Wagner a Brasília com objetivo de cobrar investimentos federais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




