Antonio Pitanga grava documentário em Salvador neste final de semana

Ator gravará clipe e depoimento para o doc Água de Meninos – a Feira do Cinema Novo

Prestes a ser totalmente revitalizada, a Feira de São Joaquim, espaço emblemático da cultura popular na Bahia, ganhará documentário e contará com participação especial do ator Antonio Pitanga. Na manhã deste sábado (11/12/2012), em meio a artigos de candomblé, barracas de artesanatos, carnes, frutas e verduras e junto com os frequentadores do espaço e feirantes, Pitanga será o astro da película ‘Água de Meninos – a Feira do Cinema Novo’, dirigido e produzido pela cineasta baiana Fabíola Aquino, que gravará um depoimento emocionado e um clipe para o filme.

O documentário ‘Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo’ surgiu a partir do conhecimento do filme Sol sobre a Lama (1963), do diretor e crítico Alex Viany. O filme suscitou curiosidades, em especial o fato de ser uma “resposta” a um outro longa, A Grande Feira (1962), dirigido pelo jovem autodidata Roberto Pires.

A diretora relembra que desentendimentos entre produtores e o diretor fez com que Sol sobre a Lama pouco fosse exibido. Já A Grande Feira foi um sucesso do Cinema Novo. “Os filmes retratavam as condições de vida da sociedade brasileira, em especial a baiana, e seu principal cenário era a Feira de Água de Meninos, nos anos 60. Atualmente, a Feira de São Joaquim e seus feirantes vivem situações semelhantes às representadas nestes filmes, mas vislumbram um novo tempo com a sua revitalização e ampliação”.

Com 52 minutos de duração, Água de Meninos – a Feira do Cinema Novo conta a história do lugar, das pessoas e profissionais que habitam cotidianamente aquele espaço. “Fazer um filme sobre a Feira é falar sobre a sorte de ainda termos nosso passado no presente. Com o crescimento econômico, modelos comerciais como a Feira de São Joaquim são engolidos pelo capitalismo. Na Feira, essa lógica pode ser revertida e a comunhão entre as pessoas servir de exemplo a toda gente”, define Fabíola Aquino.

Um ator do Cinema Novo – Em sua participação no doc, Pitanga – que atuou nos longas A Grande Feira e Sol sobre a Lama – cantará a música Diplomacia, de Batatinha, com um novo arranjo. Ele também dará um depoimento emocionado sobre as experiências anteriores e sobre essa nova possibilidade de reviver aquele clima quase 50 anos depois.

Sobre a participação de Pitanga no filme, a diretora e roteirista lembra uma conversa que teve com o ator, quando o convidou para participar do projeto. “Quando alertado que queríamos fazer um filme sobre Sol sobre a Lama, Pitanga se surpreendeu e me lançou uma pergunta: ‘E há alguém vivo deste filme menina?’. Para a nossa alegria, Pitanga segue com a vivacidade de poucos e estará junto a nós como um dos principais depoimentos sobre o fazer cinema em pleno Cinema Novo na Bahia, na grande feira de Água de Meninos”.

Fabíola também destaca que Pitanga acaba sendo símbolo da cena em que a Feira vive hoje, um ator que iniciou sua carreira justamente no Cinema Novo. “Ele sobreviveu a cada intempérie e hoje chega aos seus 70 anos protagonizando tipos respeitados e admirados. E essa é a Feira que começa na lama e acaba virando ponto turístico na Baia de Todos os Santos, balneário cheio de sol e gente de todos os cantos do mundo”, finaliza.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading