O trabalho de Elias Khoury e João Baptista de Medeiros Vargens será reconhecido em cerimônia no dia 27 de fevereiro em Nova York.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou nesta quarta-feira que o autor libanês Elias Khoury e o editor brasileiro João Baptista de Medeiros Vargens receberão o prêmio Sharjah para a Cultura Árabe.
A cerimônia será realizada no dia 27 de fevereiro na sede da Unesco em Nova York. Khoury e Vargens foram escolhidos por fomentar a conscientização da cultura árabe no mundo.
Literatura
Romancista, dramaturgo e crítico literário, Khoury nasceu em Beirute, em 1948, e escreveu uma dúzia de romances como Porta do Sol (1981), Yalo (2002) e Como Se Ela Estivesse Dormindo (2007). Seus livros foram traduzidos em mais de dez idiomas, incluindo hebraico.
Como editor-chefe do suplemento literário do jornal An Nahar, entre 1992 e 2009, Khoury desempenhou um papel fundamental na promoção da cultura árabe. Segundo a diretora do júri internacional do prêmio, Isabella Camera d’Afflito, da Universidade La Sapienza em Roma, Khoury testemunhou e foi capaz de divulgar internacionalmente o sofrimento humano. Para ela, sua luta e produção literária são capazes de dar voz aos sem voz.
O carioca João Baptista de Medeiros Vargens, por sua vez, nasceu em 1952 e é editor, escritor, tradutor e professor de língua e cultura árabe. De acordo com o Júri, ele está sendo reconhecido pelo estudo da influência da língua árabe no português e por seu trabalho sobre a cultura islâmica árabe no Brasil e no mundo.
Difusão da Cultura Árabe
O prêmio da Unesco Sharjah para a Cultura Árabe foi criado há dez anos por uma iniciativa dos Emirados Árabes para reconhecer os esforços de uma pessoa nascida num país árabe e de outra de qualquer outro país que tenham contribuído, através de seus trabalhos artísticos, intelectuais ou promocionais, para o desenvolvimento e difusão da cultura árabe no mundo. Cada premiado receberá US$ 30 mil, o equivalente a mais de R$ 50 mil.
*Com informação : Rádio Onu
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




