Em Amélia Rodrigues, população passa a contar com hospital reformado

Com capacidade para 150 atendimentos por dia, o Hospital Dr. Pedro Américo de Brito, no município de Amélia Rodrigues, a 80 quilômetros de Salvador, estará, a partir da noite desta segunda-feira (13/02/2012), 24 horas à disposição da população. A unidade passou por uma reforma geral, viabilizada pelo município, e recebeu novos equipamentos que demandaram recursos estaduais da ordem de R$ 427 mil.

Os secretários estaduais Jorge Solla, da Saúde, e Zezéu Ribeiro, do Planejamento, além de autoridades municipais e funcionários do hospital, participaram da cerimônia de reinauguração da unidade hospitalar na tarde desta segunda-feira (13/02/2012). Além dos 16 leitos de internamento, alas de urgência adulto e infantil, dispõem também de serviços ambulatoriais em neurologia, cardiologia, urologia, ginecologia, obstetrícia e pediatria.

Nova fase

Aos 94 anos de existência, a unidade hospitalar começou a atender a comunidade como posto de saúde. Em 2007 passou a ser considerada hospital de pequeno porte e agora, com a atual reforma, passa a atuar de fato como hospital municipal. Para a dona de casa, Vânia Costa Freitas, 32, a reforma é oportuna. “Minha irmã tem enxaqueca crônica. Agora, vai ficar mais fácil o tratamento dela. Não vai precisar ficar se locomovendo de um lugar para outro”, disse Vânia.

Dona Cecília Carvalho das Virgens, 58, deixou os afazeres domésticos, para acompanhar o marido que é pipoqueiro, na inauguração. Ela destacou a comodidade de contar com serviços de saúde mais próximos de casa. “Estávamos precisando muito. Qualquer exame que a gente precisar fazer é só vir aqui mesmo, sem precisar pagar transporte. Uma maravilha”.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Graça Passos, além dos equipamentos totalmente novos, outro destaque da nova fase do hospital é o Centro de Obstetrícia. “Os filhos de Amélia Rodrigues passarão a nascer na cidade. Antes, eles apenas eram registrados aqui”.

Segundo dados do IBGE, aproximadamente 25 mil habitantes vivem na cidade de Amélia Rodrigues. Para evitar que a população se desloque para grandes centros como Salvador e Feira de Santana, em busca de serviços essenciais de saúde, a SESAB realiza outros investimentos no município. “Além do convênio para equipar o hospital e trazer condições adequadas de funcionamento, também firmamos dois convênios para construção de unidades de saúde da família. Uma já está funcionando e a outra está em fase final de construção”, disse Jorge Solla.

*Com informação : Secom BA


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading