UEFS envia grupo de estudantes para intercâmbio no exterior

Quatorze estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vão fazer intercâmbio em duas universidades de Portugal, através do Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal. Onze deles vão estudar na Universidade Técnica de Lisboa e um na Universidade de Coimbra. De acordo com o Assessor de Relações Interinstitucionais, Washington da Franca Rocha, o Programa Ciência Sem Fronteiras destinou 24 bolsas para a Uefs.

Os estudantes foram selecionados através de edital interno em uma primeira etapa e a seleção final para escolha dos intercambistas ficou a cargo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). O segundo grupo com 10 estudantes vai integrar o programa no segundo semestre de 2012.   Washington da Franca Rocha salienta que este programa tem como foco as áreas de Tecnologia, Computação e Ciências Biomédicas e da Saúde. Daí os selecionados do primeiro grupo pertencerem aos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação e Odontologia.

Além das passagens aéreas e seguro saúde, os estudantes vão receber uma bolsa no valor de 800 euros durante o período de seis meses.   A estudante de Engenharia da Computação Maria Alice Costa Leal afirmou que esta é uma oportunidade de adquirir competências e habilidades para o desenvolvimento profissional. Cursando o 9º semestre, Maria Alice acrescenta que a Universidade Técnica Lisboa, onde vai realizar o intercambio, se destaca como uma das melhores da Europa no campo da Tecnologia da Informação.   Ítalo da Silva Santos, que também faz Engenharia da Computação, quer aproveitar o intercambio para se aperfeiçoar sua linha de pesquisa sobre Automação e Controle, para isso quer adquirir conhecimentos extras participando de eventos nesta área.

O grupo de intercambistas foi recebido, segunda-feira, pelo reitor José Carlos Barreto que destacou o avanço no processo de internacionalização que vem sendo desenvolvido pela instituição. A iniciativa, disse,  possibilita aos discentes contato com novas culturas e conhecimentos em outros países. Participaram do encontro também o vice-reitor Genival Correa, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Marluce Maria Araújo Assis e coordenadores de colegiados de cursos.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo