ADAB vai capacitar alunos do curso de Agropecuária da Fundação José Carvalho

Alunos e professores do curso de Agropecuária da Fundação José Carvalho serão treinados e capacitados por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), nas áreas de defesa agropecuária e inspeção de produtos. Este é o objetivo do Termo de Cooperação Técnica assinado pelo governo do Estado, através da Seagri/Adab com a Fundação José Carvalho, na noite desta terça-feira (20/03/2012), durante a quarta etapa do primeiro dia da Seagri Itinerante, em Pojuca. Antes, a equipe da Seagri esteve em Monte Gordo/Camaçari; Mata de São João e Dias D’Ávila.

O Termo de Cooperação foi assinado pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, pelo diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, pela diretora da fundação, Marilene da Silva Barbosa, e ainda como testemunha pela prefeita de Pojuca, Gerusa Laudano. “Um País se ergue através do que se planta, e nós acreditamos no potencial do homem do campo para proporcionar qualidade de vida”, disse a diretora da fundação, lembrando que a instituição tem 25 anos de atuação, estando presente em 18 municípios baianos.

O secretário Eduardo Salles destacou o valor do curso de Agropecuária e disse que os profissionais dessa área têm grande importância e responsabilidade na produção dos alimentos que chegam às mesas dos consumidores. Salles colocou a possibilidade de realização de estágios para os alunos da fundação a Adab e na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Emocionada, a estudante Tainá Santos de Souza, falou em nome da turma de formandos e disse que o treinamento que será ministrado pela Adab, através de palestras, aulas, visitas a fazendas e laticínios, será muito significativo na formação dos técnicos em Agropecuária.

Posto Avançado

O município de Pojuca, onde a prefeita Gerusa Laudano prioriza a agricultura familiar, terá um Posto Avançado (Pavan) da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Seagri. Com essa finalidade será celebrado um convênio entre a prefeitura e a Seagri/EBDA, de acordo com o compromisso selado pelo secretário Eduardo Salles. A prefeitura cede o espaço e designa um técnico, que será capacitado pela EBDA.

De acordo com a prefeita, entre as necessidades do município estão a construção de uma casa de mel e uma casa de farinha, além de tratores para atender os agricultores familiares na preparação da terra para a plantação. O secretário explicou que as cadeias produtivas da mandioca e do mel estão entre as sete cadeias consideradas prioritárias e incluídas no programa Vida Melhor, lançado pelo governador Jaques Wagner no final do ano passado e, pela importância e alcance social, terão prioridade nas ações do governo.

Até a próxima sexta-feira, o secretário e sua comitiva terão reuniões de trabalho com os produtores de Catu, Araçás, Entre Rios, Cardeal da Silva, Esplanada, Conde, Jandaíra, Crisópolis, Acajutiba, Aporá e Itanagra, para discutir as demandas das cadeias produtivas do coco, maracujá, pecuária de corte e leite, citricultura, pesca e aquicultura e hortaliças.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading