O governo da Bahia e a empresa Cabral Mineração assinaram, nesta segunda-feira (12/03/2012), Protocolo de Intenções para a exploração de minério de ferro na região de Brumado, com investimentos estimados no valor de US$ 2,2 bilhões. O projeto inclui a construção de uma unidade no município de Livramento de Nossa Senhora para fabricar concentrado de ferro com capacidade de produção de 15 milhões de t/ano. O mercado chinês será o principal consumidor do produto fabricado no Brasil, utilizado em empresas siderúrgicas para a produção de aço.
A Cabral Mineração é uma subsidiária da empresa australiana Cabral Resources e esse é o primeiro investimento da multinacional fora do seu país de origem. A unidade, que deve gerar aproximadamente 850 empregos diretos, deve começar a produzir até o final de 2015. A mineradora está prestes a iniciar a fase de sondagens, quando a empresa dimensiona com maior precisão a reserva de minério existente.
Quinto produtor brasileiro de bens minerais, a Bahia figura como o principal alvo de requerimentos de pesquisa no País. O Estado possui mais de 350 mineradoras, que geram um volume de quase 13 mil postos de trabalho, dos quais 11,4 mil estão no interior, especialmente na região do semiárido, onde a oferta de emprego é mais escassa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




