Lançamento da campanha do IPTU 2012 No próximo sábado (10/03/2012), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, participa de mais uma edição do Programa Pacto pela Vida, que desta vez, acontece às 9h, no bairro de Coutos, em Salvador. O programa é uma ação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) que visa à redução da violência e da criminalidade na Bahia.
“A política de Agricultura Urbana e Periurbana que buscamos construir, não é uma política isolada, mas um conjunto de instrumentos que visam a segurança alimentar e nutricional das pessoas. Esta é a primeira etapa de um processo educacional e uma oportunidade para que as famílias que residem nas periferias aprendam a implantar uma horta comunitária e complementarem a renda familiar”, disse o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
Durante toda a manhã, agrônomos da empresa apresentarão à população técnicas de cultivo de hortaliças, como a Pet Horta Vertical, além de dicas de implantação de um galinheiro compacto e produção de artesanato. A empresa também vai disponibilizar publicações que orientem a população sobre como aproveitar melhor os alimentos e também receitas de alto valor nutricional e energético.
Agricultura urbana e periurbana
Agricultores das regiões metropolitanas de Salvador, e de nove cidades do recôncavo baiano são beneficiados com projetos agrícolas para a formação de hortas comunitárias e de plantas medicinais, e para a implantação de agroindústrias.
Atualmente existem cinco hortas comunitárias e cinco agroindústrias beneficiando em torno de 100 agricultores e agricultoras de Salvador e dos municípios de Itaparica, Vera Cruz, Mata de São João, Camaçari, Dias D’Ávila.
Além do suporte técnico, prestado pelos profissionais da empresa, nas áreas cultivadas, a EBDA também investe na capacitação dos agricultores, em diversas áreas do conhecimento, a exemplo dos cursos já ministrados sobre Desenvolvimento de Pessoas, Associativismo e Empreendedorismo, Meio Ambiente, Nutrição e saúde, Alimentação alternativa, Plantas medicinais, Doces e frutas, Bolos e biscoitos, Horticultura, Galinha caipira e Diagnóstico Participativo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




