EBDA apresenta técnicas de cultivo urbano em Coutos

Lançamento da campanha do IPTU 2012 No próximo sábado (10/03/2012), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, participa de mais uma edição do Programa Pacto pela Vida, que desta vez, acontece às 9h, no bairro de Coutos, em Salvador. O programa é uma ação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) que visa à redução da violência e da criminalidade na Bahia.

“A política de Agricultura Urbana e Periurbana que buscamos construir, não é uma política isolada, mas um conjunto de instrumentos que visam a segurança alimentar e nutricional das pessoas. Esta é a primeira etapa de um processo educacional e uma oportunidade para que as famílias que residem nas periferias aprendam a implantar uma horta comunitária e complementarem a renda familiar”, disse o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

Durante toda a manhã, agrônomos da empresa apresentarão à população técnicas de cultivo de hortaliças, como a Pet Horta Vertical, além de dicas de implantação de um galinheiro compacto e produção de artesanato. A empresa também vai disponibilizar publicações que orientem a população sobre como aproveitar melhor os alimentos e também receitas de alto valor nutricional e energético.

Agricultura urbana e periurbana

Agricultores das regiões metropolitanas de Salvador, e de nove cidades do recôncavo baiano são beneficiados com projetos agrícolas para a formação de hortas comunitárias e de plantas medicinais, e para a implantação de agroindústrias.

Atualmente existem cinco hortas comunitárias e cinco agroindústrias beneficiando em torno de 100 agricultores e agricultoras de Salvador e dos municípios de Itaparica, Vera Cruz, Mata de São João, Camaçari, Dias D’Ávila.

Além do suporte técnico, prestado pelos profissionais da empresa, nas áreas cultivadas, a EBDA também investe na capacitação dos agricultores, em diversas áreas do conhecimento, a exemplo dos cursos já ministrados sobre Desenvolvimento de Pessoas, Associativismo e Empreendedorismo, Meio Ambiente, Nutrição e saúde, Alimentação alternativa, Plantas medicinais, Doces e frutas, Bolos e biscoitos, Horticultura, Galinha caipira e Diagnóstico Participativo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading