Empresário baiano é denunciado por evasão de divisas

Ex-proprietário de uma grande rede de delicatessen de Salvador, o empresário foi denunciado também por manutenção de depósitos não declarados no exterior.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou na última quinta-feira, 22 de março, um empresário baiano, ex-proprietário de uma grande rede de delicatessen de Salvador/BA, por evasão de divisas e manutenção de depósitos não declarados no exterior. Os crimes foram cometidos até meados de dezembro de 2000.

Sob a ordem do empresário, doleiros utilizaram um “laranja” para remeter divisas aos Estados Unidos e lá mantê-las, sem comunicação ao Banco Central do Brasil. O “laranja” era um antigo funcionário da rede de delicatessen, que trabalhou por 25 anos para o empresário e faleceu em 2006.

Ocultado pelo nome do funcionário, o empresário era o real ordenador das operações ilegais e fez várias remessas para o exterior, empregando as empresas Beacon Hill Service Corporation (BHSC) e MTB Hudson Bank como instituições bancárias intermediárias.

Os crimes foram descobertos a partir de investigações desencadeadas por autoridades norte-americanas, como resultado de cooperação internacional no caso Banestado, que levaram à identificação da empresa BHSC. Usando-a, doleiros, a serviço de vários brasileiros, operavam um esquema criminoso, iludindo a Receita Federal e o controle de reservas monetárias brasileiras. Em 2003, a BHSC sofreu intervenção e teve suas atividades interrompidas. A apreensão do acervo documental da empresa possibilitou a identificação dos crimes cometidos pelo empresário baiano.

Denunciado pelo MPF por saída de divisas para o exterior e manutenção de depósitos não declarados à autoridade competente, o empresário está sujeito a penas de dois a seis anos de prisão e pagamento de multa (art. 22, parágrafo único, da Lei 7.492). O MPF também pede a perda dos valores em favor da União (art. 91, II, b, do Código Penal).

*Com informação: Ministério Público Federal na Bahia

 


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading