Exposição no Museu de Arte da Bahia comemora aniversário de Salvador

Visitar o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, neste mês de março, quando Salvador faz 463 anos (nesta quinta-feira, 29/03/2012), é resgatar quatro séculos da vida da cidade, através do acervo artístico e histórico.

Representada em gravuras e pinturas, a Salvador do Século XVII ao XIX traz a visão de visitantes estrangeiros. São obras que retratam construções, igrejas e edificações vistas da Baía de Todos-os-Santos, como o Forte São Marcelo, o Convento do Carmo e a Praça do Governo.

Dentre as obras, o mapeamento de Luis dos Santos Vilhena, vindo de Portugal, em 1787, que deixou o panorama de 81 pontos da cidade; ilustrações da inglesa Maria Graham, retratando a entrada da Baía de Todos-os-Santos e a Igreja de Santo Antônio da Barra; e as imagens da Igreja do Bonfim e do Passeio Público do fotógrafo francês Vitor Frond, depois reproduzidas em pintura.

Os desenhos de Hector ‘Carybé’ Bernabó (1911-1997), datados de 1950, mostram as festas de Yemanjá e do Bonfim e oferecem ao visitante os primeiros trabalhos do argentino, naturalizado brasileiro, quando chegou a Salvador. São desenhos a nanquim, com bondes, rodas de samba e de capoeira.

 


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading