Pólen apícola poderá incrementar cardápio da merenda escolar

Quem sempre imaginou que a única contribuição das abelhas para alimentação humana fosse o delicioso mel, principal fonte de nutrientes para a saúde e também para os negócios, está enganado. O pólen coletado das flores pelas operárias também pode ser utilizado como alimento. Rico em vitaminas, proteínas, lipídeos, açúcares, fibras e sais minerais, o pólen apícola é considerado um excelente complemento alimentar, tonificante e revitalizante das funções orgânicas.

Ainda não explorado na merenda escolar, é uma nova opção para ampliar o cardápio de produtos da agricultura familiar. Utilizado como ingrediente, o pólen pode ser misturado a iogurtes, vitaminas lácteas, sucos naturais, patês, sopas e na composição de carnes, farinhas e doces. No Brasil, pesquisas recentes demonstram que seu consumo estimula o crescimento, aumenta a capacidade de atenção e o estado de ânimo, atua positivamente no sistema nervoso como antidepressivo, contribui para redução e prevenção do colesterol LDL, além de regular as funções intestinais.

A proposta da Secretaria da Agricultura é que esse novo alimento, através de chamadas públicas, possa ser utilizado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), atendendo a Lei 11.947/09 que determina que pelo menos 30% dos produtos da merenda escolar sejam oriundos da agricultura familiar. A intenção é favorecer crianças e adolescentes, que quase sempre se alimentam de forma incorreta.

Aproveitando a qualidade do pólen apícola produzido na Bahia, através da Cooperativa dos Apicultores de Canavieiras (COAPER), o governo baiano vem investindo na melhoria da qualidade e da produtividade do pólen produzido e processado na única unidade de processamento de pólen do Brasil. A estrutura de beneficiamento coloca o estado – maior produtor do pólen apícola de coqueiro do país – na condição de referência nacional em processamento.

Construída com o apoio da SEAGRI, através do Programa de Fortalecimento da Apicultura, e desenvolvido pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), a primeira indústria de pólen certificada do País, localizada no município de Canavieiras, está em amplo crescimento, atendendo a mais de 40 famílias. A qualidade do produto já conferiu três prêmios somente no ano de 2011.

De acordo com a pesquisadora Lidia Maria Ruv Carelli Barreto, do Centro de Estudos Apícolas da Universidade de Taubaté, a alimentação escolar é tema tratado na atualidade como um investimento estratégico para crianças, adolescentes e jovens em sua fase de aprendizagem. “É nessa fase que a criança está desenvolvendo os seus sentidos e diversificando os sabores, e adolescentes desenvolvendo hábitos sadios de alimentação. O pólen é reconhecido como uma opção saudável. A ideia é que o produto seja incrementado ao cardápio regional, estimulando novas preferências”.

Essa importante fonte de inúmeros benefícios para a saúde está muito próxima de fazer parte do cardápio de crianças e adolescentes. A parceria da SEAGRI e COAPER já permitiu que a unidade emitisse o Selo de Inspeção Estadual (SIE), aguardando equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Com processamento inicial de 12 toneladas de pólen e capacidade instalada de até 72 toneladas ao ano, a comercialização da produção apícola já foi autorizada no atacado. Atualmente, a Bahia comercializa de forma indireta por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, existindo demanda para os estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A especialista em apicultura e responsável pelo programa, Marivanda Eloy, disse que só foi possível avançar no setor com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que realiza os serviços públicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da ADAB com a realização de Inspeções e registro, do Sebrae, com o apoio à gestão do empreendimento, do Banco do Brasil e demais parceiros.

“Inovamos o serviço de inspeção e defesa especializada”. Marivanda destacou ainda a implantação de 41 e adequação de nove unidades de beneficiamento do mel equipados através da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR/CAR), além da implantação de um entreposto”, disse.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading