SEMA capacita brigadistas na região Oeste da Bahia

A prevenção e combate aos incêndios florestais na Bahia ganham o reforço da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que iniciou, na manhã desta segunda-feira (05/03/2012), curso de capacitação de brigadistas. A ação, que faz parte da Operação Bahia sem Fogo, do Governo do Estado, será desenvolvida em nove municípios baianos da região Oeste, Chapada Diamantina e Semiárido. Moradores de Santa Rita de Cássia, distante 829 quilômetros de Salvador, são os primeiros a ser beneficiados.

A capacitação conta com a parceira do Corpo de Bombeiros e deve contemplar mais de 200 pessoas. O objetivo é conscientizar os moradores e visitantes a combater e evitar os incêndios. Para o diretor-geral do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Júlio Mota, a iniciativa faz parte de mais uma etapa que o Governo vem desenvolvendo para que os incêndios florestais sejam combatidos de forma eficiente. “Esse momento de capacitação ajuda aos brigadistas, como trabalhar de forma efetiva e pensando cada vez mais na proteção do meio ambiente”, afirmou Mota.

Para a diretora de Fiscalização e Monitoramento do Inema e Coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios, Márcia Teles, a operação Bahia sem Fogo de 2011 transcorreu com muitos avanços em todas as atividades desenvolvidas em campo pelas equipes. “Podemos perceber que a comunidade vem também fazendo o seu papel e nos ajudando no trabalho de mobilização e conscientização ambiental. E também podemos pontuar que de 2010, para 2011 as ocorrências de apreensões diminuíram de 47, para 22 respectivamente”, completou.

Campanha – A Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia – formado por representantes de nove Secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do Oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados, anualmente, entre os meses de julho e dezembro.

“Vale destacar que a operação é realizada de forma conjunta com a participação das prefeituras locais e, principalmente, da população, que conhece bem a região. Este apoio, além de necessário para as ações de combate ao fogo, facilita as ações de logística, transporte e mobilização”, explica Márcia Teles.

Curso – Os cursos acontecem sempre no período que antecedem à seca na região, que é de julho a dezembro, quando é registrado o maior índice de queimadas. Através do curso de brigadistas, os moradores conhecem a legislação, são sensibilizados sobre a importância da conservação ambiental e têm aula prática de combate a incêndio e noção de primeiros socorros.

Cronograma dos cursos por região:

05/03 à 09/03 – Santa Rita de Cássia (Oeste);
12/03 à 16/03 – Corretina e Cocos (Oeste);
19/03 à 23/03 – Jacobina (Chapada Diamantina);
26/03 à 30/03 – Formosa do Rio Preto (Oeste);
09/04 à 13/04 – São Desidério (Oeste);
16/04 à 20/04 – Riachão da Neves (Oeste);
13/04 à 27/04 – Érico Cardoso e Rio de Contas (Chapada Diamantina);
02/05 à 06/05 – Brotas de Macaúbas (Chapada Diamantina);
14/05 à 18/05 – Inhambupe (Semi-árido).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading