Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, do Escritório Local de Valença, acompanharam, na manhã desta quinta-feira (15/03/2012), os representantes da Rede de Organizações Camponesas de Produtores Agrícolas da África Ocidental (ROPPA), em visita ao Campo Experimental de Dendê, da Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC (EMARC). Em número de sete, originários dos países Benim, Malí, Níger, Senegal e Burquina Faso, os visitantes representam 15 países da África Ocidental.
Segundo Marise Caribé do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), na Bahia, a visita teve como objetivo conhecer o funcionamento da cadeia produtiva do dendê e levar o conhecimento adquirido para a África Ocidental, com a finalidade de eles se inserirem no cenário econômico mundial, com a produção de biodiesel.
Durante a visita, os técnicos da EBDA tiveram a oportunidade de falar sobre as atividades desenvolvidas pela Empresa, para o incentivo da mulher na agricultura, e as capacitações visando à profissionalização para a inserção produtiva da mulher na agricultura familiar.
Membros da Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (COOFAVA) mostraram, aos emissários africanos a produção, beneficiamento e comercialização do dendê. Ao final da visita, os representantes conheceram uma unidade de produção de óleo de dendê, rústica, conhecida como roldão, onde o produto é artesanalmente fabricado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




