Agricultores familiares do Território de Cidadania, em Irecê, terão espaço garantido para discussão e troca de experiências durante a II Exposição Pecuária da comunidade de Baixa Verde, no município de Presidente Dutra. O evento – marcado para o próximo domingo (08/04/2012), das 8h às 16h –, contará com estande montado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI). A estimativa dos organizadores é que 300 pessoas visitem a exposição.
Na feira, o público participará de palestras com temas voltados para a mandiocultura – uso da manipueira (raspas das raízes e silagem das folhas) na alimentação humana e na alimentação animal – e caprinovinocultura (alimentação de caprinos e ovinos). Os visitantes ainda poderão conferir a confecção de dois canteiros de palma adensada e a apresentação das formas (silagem) e cortadeiras da planta.
Durante o evento, serão expostos também diversos trabalhos desenvolvidos no município pelos técnicos da EBDA junto aos agricultores familiares, bem como a divulgação da minibiblioteca desenvolvida pela equipe do Programa Brasil Sem Miséria (PBSM), na região de Irecê.
Segundo o gerente regional da EBDA em Irecê, Joelson Matos, a exposição é uma oportunidade de divulgar as ações da empresa para um maior número de pessoas. “Vamos expor os trabalhos exitosos que a empresa vem desenvolvendo, para fortalecer ainda mais a agricultura familiar no semiárido baiano.”
Estande
Durante o evento, a EBDA fará a distribuição de informativos e folhetos, além da venda de livros. Em barracas montadas no espaço, os visitantes poderão conhecer trabalhos artesanais de comunidades quilombolas, e também desfrutar de alimentos típicos e frutas da região, a exemplo da pinha.
O evento contará ainda com o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Valpadana – fábrica de lácteos – e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.









Deixe um comentário