Agentes comunitários de saúde e lideranças do bairro Viveiros visitaram as três Estações de Tratamento de Esgoto localizadas na comunidade nessa quarta-feira (04/04/2012). A visita foi promovida pelo Núcleo Socioambiental da Unidade Regional da Embasa em Feira de Santana.
O engenheiro sanitarista da Embasa, Márcio Souza, explicou como se dá o processo de tratamento do esgoto nas estações e ressaltou a importância da participação da comunidade na preservação desses equipamentos, que em muitas ocasiões são alvo de vandalismo. Ele explicou, ainda, que apesar de o sistema já ter 20 anos, muitos moradores ainda usam de forma incorreta. “A rede foi dimensionada para receber apenas esgotos, mas no processo encontramos muito lixo e até areia, o que frequentemente provoca obstruções”, pontuou.
Participação comunitária – Segundo a assistente social da Embasa, Dayane Oliveira, a visita faz parte de um conjunto de ações que buscam sensibilizar os moradores quanto ao uso adequado do sistema de esgotamento. “Queremos, em breve, reunir toda a comunidade, mostrando a importância de não jogar lixo na rede, nem usá-la para drenagem de água de chuva”, afirmou.
A líder comunitária Risalva dos Santos comentou que a comunidade será parceira no trabalho. “Nós precisamos que a Embasa dê justamente esse apoio com esclarecimentos, reuniões, para que possamos tentar solucionar os problemas e só podemos fazer isso juntos”, avaliou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




