Presidenta Dilma Rousseff acerta parcerias com o MIT e Harvard

Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante encontro na Casa Branca, em 9 de abril de 2012.
Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante encontro na Casa Branca.

A presidente Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira (10/04/2012) iniciativas para estreitar os laços com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard, duas das mais conceituadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

Depois de se encontrar com o presidente Barack Obama, nesta segunda-feira, a presidente brasileira continuou sua curta visita aos Estados Unidos em Boston, sede das duas instituições de ensino, nesta terça.

“É muito importante para o Brasil o que estamos fazendo aqui”, disse Dilma, ao lado da presidente do MIT, Susan Hockfield, antes de assinar dois acordos para expandir a cooperação tecnológica e aumentar o número de intercambistas brasileiros.

“Eu quero expressar nosso enorme entusiasmo para as portas que se abriram hoje para uma nova era”, comentou Hockfield.

Como parte do acordo, a Escola de Engenharia do MIT e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) iniciaram uma colaboração, visando o intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores, a pesquisa conjunta e também o desenvolvimento de novos programas educacionais.

Dilma apresentou nos Estados Unidos o programa Ciência sem Fronteiras, que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento tecnológico e a inovação científica no Brasil por meio de intercâmbios entre instituições brasileiras e estrangeiras. O programa pretende levar 100 mil bolsistas brasileiros para o exterior em quatro anos.

Dilma também discursou na Universidade de Harvard, onde reconheceu que o Brasil, apesar de ser a sexta economia mundial, ainda apresenta um grave deficit educacional.

*Com informações do DW.

Vista do campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, EUA. Governo brasileiro quer enviar 100 mil bolsistas ao exterior e vê as duas instituições americanas como importantes parceiras. Em Harvard, Dilma afirma que Brasil tem grave deficit educacional.
Vista do campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, EUA. Governo brasileiro quer enviar 100 mil bolsistas ao exterior e vê as duas instituições americanas como importantes parceiras. Em Harvard, Dilma afirma que Brasil tem grave deficit educacional.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading