Brasileiros que querem tentar a sorte no exterior ganham cartilha com recomendações

Estados Unidos, Miami, um dos destinos preferidos pelos brasileiros. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Estados Unidos, Miami, um dos destinos preferidos pelos brasileiros. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Na tentativa de evitar que profissionais brasileiros, principalmente jogadores de futebol, dançarinos, professores de capoeira, churrasqueiros, modelos e manequins, que saem do país em busca de oportunidades reúnam experiências desagradáveis, foi elaborada a cartilha Orientações para o Trabalho no Exterior. O objetivo é alertar os brasileiros sobre os riscos de tentar a sorte em outros países e as precauções que devem tomar.

O Ministério das Relações Exteriores lança ontem (29/05/2012) o documento que esclarece dúvidas e faz recomendações. A cartilha integra um conjunto de ações de governo de combate ao tráfico internacional de pessoas e  de proteção do cidadão brasileiro no exterior.

Na relação de orientações há desde a exigência, por parte dos trabalhadores brasileiros, de que os contratos sejam escritos também em português, como sugestões sobre ter o mínimo de conhecimento de inglês e verificar detalhes relativos ao alojamento, à forma de pagamento e aos direitos.

O documento adverte ainda que há ameaças entre os chamados intermediadores – pessoas que negociam no Brasil em nome das autoridades estrangeiras -, pois há inúmeros casos de profissionais que pagam a essas pessoas e depois são abandonados à própria sorte. Há relatos de episódios na Tailândia, por exemplo.

Na cartilha, há recomendações claras para que os brasileiros que se sintam discriminados ou prejudicados no exterior procurem os consulados e embaixadas. De acordo com o documento, as representações diplomáticas procurarão ajudar, dando condições para contatos com os parentes no Brasil e apoio na Justiça, se necessário.

O documento elaborado pelo Itamaraty tem 35 páginas e as ilustrações foram feitas por crianças. Nelas há jogadores de futebol com a camisa da seleção do Brasil, dançarinas e modelos. Na última parte da cartilha há um glossário e um item sobre contatos úteis.

Na relação dos contatos estão o e-mail do departamento responsável pela prestação de informações para brasileiros no exterior e o endereço da homepage com os dados.

No fim da tarde de hoje, o  subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Eduardo Ricardo Gradilone Neto, e a chefe do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Luiza Ribeiro Lopes da Silva, concederão entrevista sobre a cartilha e os riscos da emigração.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading