Jornal Folha de São Paulo começa a cobrar por acesso a conteúdo digital

A partir desta quinta-feira, 21 de junho, a Folha de S.Paulo passará a cobrar pelo acesso ao seu site.
A partir desta quinta-feira, 21 de junho, a Folha de S.Paulo passará a cobrar pelo acesso ao seu site.

A tendência de cobrar leitores pelo acesso ao conteúdo online está despontando no Brasil. A partir desta quinta-feira, 21 de junho, a Folha de S.Paulo passará a cobrar pelo acesso ao seu site, que ganhará todo o conteúdo da edição impressa, incluindo os textos dos colunistas, informou a própria publicação.

O veículo paulista já adotava o sistema paywall no aplicativo para tablets e celulares, mas agora é o primeiro jornal brasileiro a utilizá-lo também em seu site. O Estado de S. Paulo e O Globo também confirmaram que adotarão a cobrança por conteúdo digital, mas ainda sem data definida para o início da medida, segundo o Meio e Mensagem.

Como explicou a Folha, visitantes do site poderão ler até 20 textos por mês gratuitamente. A partir disso, será pedido o preenchimento de um breve cadastro, que dará acesso a mais 20 notícias ou colunas gratuitamente. Do quadragésimo-primeiro texto em diante, o visitante será convidado a fazer uma assinatura paga, de acordo com o site Jornalistas da Web.

Antes mesmo da cobrança começar a valer, internautas já manifestavam descontentamento com a mudança em mensagens postadas na seção de comentários do site do jornal e nas redes sociais, noticiou o Meio e Mensagem.

A cobrança pelo acesso ao conteúdo digital é a mais recente alternativa encontrada pela indústria de jornais para contornar a queda na circulação e no faturamento com publicidade. Apesar de sinais de crescimento, na contramão de mercados como o americano e o europeu, a indústria jornalística brasileira têm demonstrado interesse em investir em novos modelos de negócio que reduzam a dependência da publicidade e gerem receitas em mídias digitais.

Ainda pouco praticado aqui, o modelo de paywall é adotado por cada vez mais veículos nos EUA. Os jornais Dallas Morning News e New York Times já rentabilizam seu conteúdo. Recentemente, foi a vez doMinneapolis Star e do MediaNews Group, dono de 57 jornais em 11 estados americanos, revelar planos de implementar um paywall, sistema de cobrança por acesso.

*Com informações do Centro Knight


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do TJBA Campanha ZELA 728x90px.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading