Os cuidados com a higienização são predominantes no Complexo Matadouro Campo do Gado. A medida visa garantir qualidade à carne dos animais abatidos no local, prevenindo qualquer tipo de contaminação e risco à saúde da população que irá consumir o alimento. O trabalho de higienização é executado por uma equipe de profissionais capacitados.
De acordo com a engenheira de alimentos e responsável pelo controle de qualidade no Matadouro, Thiara Nobre, no processo de abate de um animal, como o boi, por exemplo, são gastos 1 mil litros de água.“Esta medida é para assegurar que a carne será transportada sem nenhum tipo de contaminação. A higiene é bastante cobrada e fiscalizada no processo de abate de animais. A nossa equipe passou por um árduo treinamento para esta prática realizado em Salvador”, explica.
Quando são entregues para o abate, todos os animais são carimbados para assegurar que a carne seja devolvida aos seus respectivos proprietários. Os animais são encaminhados para o abatedouro somente após 24 horas da chegada.
“Esse tempo é dado para que haja o descanso e a dieta hídrica, que são respectivamente a transformação de músculo em carne e a eliminação da comida que ainda encontra-se presente no animal”, explica a engenheira responsável pelo controle de qualidade. De acordo com dados divulgados pela direção do Complexo Matadouro, no mês de junho foram abatidos cerca de 4.500 bois e aproximadamente 400 suínos.
Além da atenção especial dedicada à limpeza do equipamento e boa qualidade da carne, como informa a engenheira de alimentos, os profissionais estão atentos também à proteção dos animais para que não sofram maus tratos. Os animais passam por inspeção expedida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
A Feira do Gado acontece sempre às segundas-feiras. No Complexo, que é conhecido como um dos maiores entrepostos de comércio de animais do Norte/Nordeste, também são comercializados artefatos em couro, comida regional, artesanato, equipamentos de montaria, dentre outros.
MAC abre programação de aniversário
Com uma aula diferenciada, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) deu início na quarta-feira (11/07/2012), à programação de aniversário dos 16 anos do equipamento. A aula espetáculo foi conduzida pelo artista Franklin Maxado e teve como convidados o contador de causos Júlio Rodrigues e o xilógrafo Julivaldo da Silva.
Estudantes da Escola Criativa acompanharam a conferência como uma verdadeira aula de campo. Segundo a diretora da instituição de ensino, Viviane Araújo, é sempre interessante que sejam feitas visitas a museus. “Nós também buscamos valorizar a cultura nordestina, não deixando que as nossas raízes morram” explica a diretora, lembrando que a literatura de cordel é conteúdo das disciplinas de literatura, artes, língua portuguesa e redação.
Franklin Maxado, que possui xilogravuras e folhetos expostos no museu até o próximo dia 20, iniciou a conversa com os alunos questionando o que seria o cordel para eles e, em seguida, explicando que o folheto é portador de vocabulário simples, para o consumo fácil, servindo principalmente como entretenimento. “A feira livre de Feira de Santana foi uma das minhas grandes escolas, onde havia cordelistas e repentistas disseminando os seus trabalhos” comenta.
O contador de causos Júlio Rodrigues, conhecido como Seu Júlio, parabenizou a iniciativa e lembrou as músicas do carioca Cartola, cantando “As rosas não falam”, e comentou: “Para mim, a música de verdade precisa de letra, canção e melodia, diferente daquilo que costumamos ver hoje em dia”.
Declamando os versos de “O jogador na Igreja”, o xilógrafo Julivaldo da Silva lembrou aos espectadores que o Cordel é um importante meio de combate ao analfabetismo. “O cordel é um veículo de comunicação simples e de diversão que envolve a arte e a cultura nordestina em sua raiz” explica.
A última edição das aulas espetáculo acontece na próxima quarta-feira, 18, às 15 horas no MAC. Já a exposição de Franklin Maxado será encerrada no dia 20. A exposição é uma prévia do que o cordelista e escritor irá expor na 5º Feira do Livro, prevista para o mês de agosto.
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) fica situado na Rua Germiniano Costa, 255, Kalilândia. Mais informações sobe a programação do equipamento podem ser adquiridas através do telefone (75) 3223-7033.
Assistência jurídica gratuita na Seprev
O Núcleo de Assistência Jurídica à Família, disponibilizado pelo Governo Municipal, foi transferido da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) para a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). O serviço está em funcionamento na rua Castro Alves, 1.038, centro, desde o mês de junho.
A proposta do núcleo é atender prioritariamente as pessoas de baixa renda com questões de família, a exemplo de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e dissolução de união estável.
Segundo Ana Paula Rocha, advogada do núcleo, o setor atende cerca de 20 pessoas diariamente, sendo 4 audiências extrajudiciais e 16 atendimentos iniciais. “Essas audiências têm um efeito muito positivo porque as partes envolvidas chegam a um acordo. Dessa forma, a gente consegue evitar o litígio e o conflito judiciário”, pontua.
Se tratando de ação de alimentos, acrescenta a advogada, 60% dos processos chegam a um acordo de homologação. Mas caso a conciliação não seja possível, o advogado ingressa com a ação para que os pais efetuem os pagamentos devidos. O atendimento externo funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 13h.
Uma das pessoas já atendidas pelo núcleo é a dona de casa Adriana Santos. “Estive aqui para resolver um problema de pensão alimentícia. Foi tudo resolvido, mas vim solicitar uma revisão porque o valor pago não é suficiente”, declara.
Também atendida pelo núcleo, a diarista Maria Aparecida de Jesus diz que o serviço é muito bom. “Já estive aqui outra vez e comecei a receber a pensão alimentícia, como reclamei, mas meu marido parou de pagar e voltei aqui para o pessoal resolver minha situação”, conta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




