
Dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, apontam que já foram notificados 373 casos da catapora apenas este ano no município. O maior número de registros foi feito entre os meses de agosto e setembro de 2012, quando foram notificados 61 e 79 casos, respectivamente. Preocupada com a situação, a primeira-dama do município e deputada estadual Graça Pimenta (PR) faz um alerta.
“Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), quero salientar a importância da vacinação contra a catapora (ou varicela). As crianças são as mais afetadas pela doença; por isso a necessidade dos pais ou responsáveis se preocuparem com a vacinação. Porém, muitos adultos que não tiveram a catapora na infância, acabam adquirindo e, nesses casos, a doença fica mais grave, pois reduz a imunidade e aumenta os riscos de agravamentos. Catapora é uma doença séria e precisa ser combatida!”, ressalta a parlamentar.
Entre os meses de junho e julho deste ano foram registrados 26 e 27 casos em Feira de Santana, respectivamente. Em 2010, foram registrados 427 casos da doença e, no ano passado, foram confirmados 709 casos. A transmissão da catapora ocorre de pessoa para pessoa através de secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro e tosse). Dentre os sintomas estão febre baixa, dor de cabeça e vômito. A pessoa infectada apresenta também manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para erupções.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




