Sírios que fogem da violência procuram recomeçar no Brasil

Em entrevista à Rádio ONU, refugiados contam que a sobrevivência tornou-se impraticável após a intensificação dos combates nas principais cidades sírias.

A violência na Síria está obrigando centenas de milhares de pessoas a fugir para os países vizinhos. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas, mais de 350 mil sírios já atravessaram as fronteiras com o Iraque, o Líbano, a Jordânia e a Turquia.

Mas um outro grupo de refugiados está percorrendo um caminho de milhares de quilômetros de distância para buscar segurança. De acordo com o Comitê Nacional para Refugiados do Brasil, Conare, desde o ano passado 90 sírios pediram asilo ao governo brasileiro.

Cidade Natal

Nesta entrevista à Rádio ONU, o sírio Tarik Masarani, que nasceu em Homs, falou sobre a decisão de fugir para o Brasil após sua cidade natal se tornar alvo dos combates.
“Se eu não fugia, eu estaria morto. Minha família e eu. Seria a morte. Faltava luz, água, comida, tudo que o ser humano precisa para sobreviver.”

Um outro caso de fuga forçada ocorreu com o empresário sírio Jihad Mohammed. Bem estabelecido em seu país de origem, Jihad viu a ordem de sua vida desmoronar com os primeiros confrontos entre tropas do governo e opositores do presidente Bashar al-Assad.

Filhos Brasileiros

“Não dava mais para ficar (na Síria). Cortaram luz, água, todo tipo de comunicação. Nos primeiros dois dias, o telefone fixo estava funcionando, foi aí que conseguir ligar para a Embaixada Brasileira e pedir para ela nos ajudar. Eu sou casado com uma brasileira e tenho dois filhos brasileiros.”

Jihad Mohammed contou que retornou ao seu país de origem em 2008, onde conseguiu se estabelecer com conforto, mas decidiu fugir para o Brasil em busca de paz.

Acnur

Mohammed e Tarik explicaram que apesar de estarem fugindo do conflito sírio, eles não precisaram pedir o status de asilado por estarem casados com brasileiras ou terem vínculo legal com o Brasil.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, até o momento, o Brasil acolheu 34 refugiados sírios.

Além de São Paulo, eles estão vivendo em Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, entre outros estados.

Com informações da Radio Onu


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading