Benedita da Silva recebe título de cidadã baiana em sessão da Consciência Negra

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) recebe o título de Cidadã Baiana na Assembleia Legislativa da Bahia, a pedido do deputado estadual Bira Corôa.
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) recebe o título de Cidadã Baiana na Assembleia Legislativa da Bahia, a pedido do deputado estadual Bira Corôa.

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) recebe, hoje (22/11/2012), às 15 horas, o título de Cidadã Baiana na Assembleia Legislativa da Bahia, a pedido do deputado estadual Bira Corôa. A honraria acontece durante a Sessão Especial pelo Dia da Consciência Negra, promovida conjuntamente por Bira Corôa e o colega Rosemberg Pinto.

Durante a cerimônia serão homenageadas mulheres negras da Bahia que se destacaram na defesa da promoção da igualdade em diversas áreas, como Política, Cultura, Direitos Humanos, Empresarial, Segurança Pública, Comunicação, Educação, Saúde e Religião. Os parlamentares escolheram chamar a atenção para a violência contra a mulher negra, tema da palestra da Yalorixá e Doutora em Antropologia, professora Cecília Conceição Soares, convidada e uma das homenageadas da sessão.

A sessão será marcada ainda por manifestações artísticas relacionadas à cultura negra, como apresentações de música – entre elas a da Banda Didá – poesia e roda de capoeira de mulheres. Um dos pontos fortes será o lançamento da primeira revista em quadrinhos sobre mitologia e lendas africanas: O HQ ‘A Disputa pela Criação’, do jornalista e mestre em direito Tangre Paranhos e do ilustrador Franco Santos, é uma lenda Iorubá que conta a história da criação da Terra.

Baiana Bené

Este não é o primeiro tributo que o deputado Bira Corôa faz à deputada federal carioca Benedita Souza da Silva Santos. Em 2011, Bené – como é popularmente conhecida – esteve em Camaçari para homenagear mulheres negras com um prêmio que leva seu nome. O Troféu Pérolas Negras Benedita da Silva agraciou nomes como o da primeira juíza negra do Brasil, Luislinda Valois, a atriz Neuza Borges, a ex-reitora da Uneb, Ivete Sacramento, e as prefeitas Rilza Valentim (São Francisco do Conde) e Domingas Paixão (Governador Mangabeira).

Corôa destaca a trajetória da “primeira mulher negra a ser governadora e senadora”, citando algumas lutas históricas, como a que garantiu às mulheres presidiárias o direito de permanecer com os seus filhos durante a amamentação; a inscrição de Zumbi dos Palmares no panteão dos heróis nacionais e a data 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra; a criação de delegacias especiais para apurar crimes raciais; e a obrigatoriedade do quesito cor em documento.

A petista Benedita da Silva nasceu em 1942 na cidade do Rio de Janeiro, é formada em auxiliar de enfermagem e em Serviço Social. Foi vereadora (1982), deputada federal em 1986, reeleita para o segundo mandato em 1990. Em 1994, tornou-se a primeira mulher negra a ocupar uma vaga no Senado. Foi eleita vice-governadora do Rio de Janeiro em 1998 e, com a renúncia de Anthony Garotinho para concorrer à Presidência da República, assumiu o governo em abril de 2002, tornando-se a primeira mulher negra a governar um Estado brasileiro.

No Governo Lula, ocupou a Secretaria Especial da Assistência e Promoção Social. Em janeiro de 2007, assumiu a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Em 2010, elegeu-se, mais uma vez, deputada federal.

Deuses africanos em História em Quadrinhos

O interesse em popularizar o imaginário das lendas africanas entre jovens e adolescentes foi o que motivou o jornalista e mestre em direito, Tangre Paranhos, a criar a primeira história em quadrinhos (HQ) tematizada no assunto. Depois de percorrer o Recôncavo baiano para distribuir a revista, Paranhos lança a HQ “A Disputa pela Criação” na sessão especial do Dia da Consciência Negra, na tarde desta quinta-feira (22), no Legislativo estadual.

O autor disponibilizará cerca de 300 exemplares da revista, que conta a criação da Terra a partir de uma lenda Iorubá. Na históra, Olodumaré, o deus supremo, entediado com a monotonia do mundo coberto por água, chamou Oxalá para realizar a criação da terra. A partir daí uma história cheia de intrigas e mistérios se desenrola, tendo como pano de fundo a mitologia africana.

Feita em preto e branco, a arte de A Disputa Pela Criação é assinada pelo designer gráfico Franco Santos. O projeto foi selecionado no Programa Banco Nordeste de Cultura, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

“Nossa proposta com esta narrativa é tornar essas lendas africanas acessíveis aos jovens de forma mais lúdica. Isso acaba quebrando uma certa resistência à compreensão da mitologia do candomblé”, justifica Paranhos, que já tem outros dois roteiros prontos para dar continuidade à série.

Serviço

O quê? Sessão Especial Dia da Consciência Negra, com entrega do Título de Cidadã Baiana à Deputada federal Benedita da Silva

Quando? Quinta-feira, dia 22/11/2012, às 15 horas

Onde? Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (CAB)

De quem? Iniciativa dos mandatos dos deputados Bira Corôa e Rosemberg Pinto


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading