Encontro de Conselhos resultará na Carta da Bahia

Reafirmar a importância dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social como instâncias de promoção do diálogo entre governo e sociedade, possibilitando o estabelecimento de acordos e a elaboração de políticas públicas. Este será um dos objetivos da Carta da Bahia, que será consolidada durante o 1º Encontro dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros, realizado em Salvador nos dias 20 e 21 de novembro de 2012, no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara. O documento, além de reiterar o papel dos conselhos, consolidará a criação de uma rede nacional dos colegiados existentes – um federal, oito estaduais e sete municipais – e proporá aos demais entes federados que criem instâncias semelhantes em suas estruturas governamentais.

Por motivo de agenda oficial, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e os demais governadores convidados não poderão mais participar do evento.

A mesa de abertura, no dia 20 às 18h30, será composta pelo secretário de Relações Institucionais da Bahia e secretário-executivo do Codes-BA, Paulo Cezar Lisboa, pelo secretário de Estado do Governo do Distrito Federal e secretário-executivo do CDES-DF, Gustavo Ponce, e pelo secretário-executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris.Os três comporão um painel abordando o Papel dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social em uma Estratégia de Desenvolvimento, que ainda será integrado pelo secretário-executivo do CDES do município gaúcho de Canoas, Luis Antonio Possebon, e por Jorge Nazareno Rodrigues, membro do conselho federal e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco (SP) e Região.

INTERCÂMBIO –

No dia 21, das 9h às 18h, os participantes do encontro traçarão um mapa situacional dos Conselhos de Desenvolvimento Brasileiros e apresentarão experiências bem sucedidas, como acordos estabelecidos, estudos elaborados e a criação de Observatórios e Câmaras Temáticas. Como resultado deste intercâmbio de avanços e entraves encontrados nos cotidianos dos conselhos servirá de base para a elaboração da Carta da Bahia.

Entre as ações desenvolvidas pelo Codes-BA, criado em 2008, sendo o segundo conselho estadual criado no país – o primeiro foi o de Pernambuco, em 2007, serão destacados o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, a discussão acerca da Política Industrial da Bahia, a participação da Bahia na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, e a criação das Câmaras Temáticas de Desenvolvimento e Sustentabilidade e de Equidade Social, esta batizada como Observatório Milton Santos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading