Observador do Conselho Federal vai acompanhar eleição da OAB-BA

A diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil designou o conselheiro federal da OAB-SE, Miguel Eduardo Britto Aragão, para acompanhar esta última semana de campanha, a votação no dia (22/11/2012) e a apuração da eleição da OAB-BA. O pedido de um observador foi feito pelo candidato a presidente na chapa Mais OAB, Luiz Viana, ao presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, que acatou o pedido e autorizou o acompanhamento do observador in loco.

A razão do pedido de um observador, de acordo com Luiz Viana, é a interferência dos abusos do poder político e econômico praticados pela chapa da situação, Ação e Ética, que possui entre seus candidatos o atual presidente da OAB-BA. Para dar um exemplo da falta de conduta da chapa da situação e da flagrante promoção pessoal, Viana informou a Ophir Cavalcante Jr. o uso da revista da CAAB com reportagem de duas páginas com o atual vice-presidente, Antonio Menezes, candidato a presidente.

Viana citou a divulgação de panfletos apócrifos e site difamatórios, criados pela chapa da situação. “Fizemos representação contra os dois fatos e a Comissão Eleitoral baiana deu liminar para mandar suspender a distribuição dos panfletos e tirar o site do ar, fixando multa diária de R$10.000,00, desde 01 de novembro, mas até agora não foi obedecida a ordem liminar, nem foi instruída a representação”, declarou.

Entre outras denuncias de abuso de poder político e econômico praticado pela chapa da situação, Ação e Ética, o atual presidente da OAB-BA e candidato a Conselheiro Federal inaugurou sala de advogados no fórum da Justiça do Trabalho, em Ilhéus, “em manifesta conduta vedada”, disse Viana, acrescentando: “outro absurdo de desrespeito foi a divulgação, em jornal local, que jovens advogados baianos estariam vendendo seus votos”.

Viana também se queixou ao presidente da OAB que a OAB-BA negou-se a disparar os emails da propaganda eleitoral da Mais OAB, argumentando falta de condições técnicas. “Disseram que permitiriam o disparo de apenas um único e-mail de nossa propaganda, violando nosso Provimento, com quebra de equilíbrio na campanha, já que o boletim da seccional continua a ser disparado, normalmente, e nós não temos sequer acesso à lista de e-mails”, concluiu o candidato da Mais OAB.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading