Presidenta Dilma Rousseff promete espaço para o PSD e PMDB em reforma ministerial

A presidente Dilma Rousseff pretende fazer uma reforma ministerial enxuta, depois da eleição que renovará o comando da Câmara e do Senado, em fevereiro de 2012. A presidenta tem seguido conselhos do ex-presidente Lula, e não vai comprar brigas desnecessárias com aliados.

O PSD de Gilberto Kassab ganhará uma pasta. Gabriel Chalita (PMDB-SP) deverá ocupar a Ciência e Tecnologia. Gilberto Kassab ingressará na coligação governista, apoiará Dilma e ganhará um ministério. Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Simão – que comanda o PSD de Minas – é cotado para ocupar o recém-criado Ministério da Micro e Pequena Empresa. Nas fileiras do PSD, outras opções para uma vaga na Esplanada são o líder do partido na Câmara, Guilherme Campos (SP), o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e a senadora Kátia Abreu (TO).

A Secretaria da Aviação Civil, que tem à frente Wagner Bittencourt, também poderá ser alvo de mudanças. Senadores e deputados alegam que esse ministério tem mais ônus do que bônus, mas, de qualquer forma, a pasta é uma espécie de “plano B” para acomodar o PSD de Kassab.

O PT fechou acordo que garante ao PMDB a presidência da Câmara e do Senado, a partir de fevereiro de 2013. Agora, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) quer se lançar candidato alternativo à sucessão na Câmara, contra o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN). No Senado, o nome apresentado pelo PMDB é o de Renan Calheiros (AL), que em 2007 teve de renunciar à presidência da Casa, no rastro de denúncias de irregularidades.

Pré-candidatos a governador

Pelo menos seis ministros do PT são pré-candidatos a governos de Estado, em 2014, mas nenhum deles deve deixar as pastas. Na Casa Civil,  Gleisi Hoffmann (PT), é citada para concorrer à sucessão no Paraná, continua no cargo por mais algum tempo. Com isso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, um dos nomes do PT para disputar o Palácio dos Bandeirantes, pode não ser deslocado para outra pasta. Mercadante gostaria de ir para um ministério com mais peso político.

Em São Paulo, os outros pré-candidatos são Alexandre Padilha (Saúde), Marta Suplicy (Cultura) e José Eduardo Cardozo (Justiça). A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) quer entrar no páreo em Santa Catarina.

*Com informações de Vera Rosa do jornal Estado de São Paulo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading