O presidente da Comissão de Promoção da Igualdade do Legislativo estadual, deputado Bira Corôa (PT), recebeu denúncia de que o terreiro Ilê Axé Ayrá Izo, com mais de 30 anos de atividades no bairro de Campinas de Brotas, em Salvador, será derrubado e os moradores expulsos na próxima semana. Segundo documento recebido pelo parlamentar, o processo envolve disputa pelo terreno de 878 m² doado ‘verbalmente pelo proprietário Ângelo Gagliano à entidade espiritual Caboclo Mina de Ouro’, na pessoa da Yalorixá Angélica, que está no local há quase 50 anos.
“Estou oficiando nos próximos dias os órgãos responsáveis, como Prefeitura de Salvador e Secretaria municipal de Reparação, além da Justiça, para maiores informações sobre o processo, além de provocar a Secretara estadual de Promoção da Igualdade e o Ministério Público”, adiantou Bira Corôa.
O deputado foi informado ainda que o proprietário fez a doação à líder religiosa, hoje com 72 anos e debilitada por conta de um câncer, por julgar ter alcançado uma graça através do Caboclo, consentindo a ocupação do espaço, sem nunca questionar a posse. Após a morte do proprietário, o terreno foi reclamado pela filha, de nome Ângela Gagliano.
A comunidade do Ilê Axé Ayrá Izo desconfia da especulação imobiliária como pano de fundo da disputa, ‘que vem oprimindo o direito ao território das comunidades tradicionais de terreiros na cidade’ – anota no documento. Mesmo debilitada, Angélica preparou seu filho Franklin para substituí-la como Babalorixá da casa, a fim de manter os atos religiosos e a sua comunidade, que fez uma manifestação na manhã desta sexta-feira (30/11/2012) no local.
Segundo Corôa, o terreiro quer urgência no tombamento provisório do local, assim como a desapropriação do terreno. “A despeito da nossa posição intransigente em defesa e preservação dos templos religiosos de matriz africana, queremos envolver os órgãos responsáveis e discutir a situação”, diz o deputado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




