Educadores de Feira de Santana são homenageados com a Comenda Áureo Filho

Educadores homenageados com a Comenda Áureo Filho 

Três personalidades com forte atuação na área de educação foram homenageadas pela Câmara de Feira de Santana com a Comenda professor Áureo Filho.

Em evento realizado na quinta-feira (03/12/2012), a Casa da Cidadania homenageou aos já falecidos Frei Ademar Melo Santos (Frei Félix de Pacatuba) e professora Valdemira Alves de Brito (professora Nena), além da professora Ana angélica Vergne de Morais, esta em plena atividade.

A professora Ana Angélica também recebeu, na oportunidade, o título de Cidadã Feirense. O autor das proposições foi o vereador Carlos Alberto Costa da Rocha – Frei Cal.

A sessão foi presidida pelo vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha e contou com a participação de parentes e amigos dos homenageados.

Representou a professora Nena na condecoração o seu neto e afilhado Fábio Roberto Silveira Santos. Frei Félix foi representado pela senhora Iracema Araujo, amiga do religioso.

Durante a sessão foi apresentado um vídeo sobre a história da professora Valdemira Brito, que tem seu nome em uma escola da rede municipal de ensino.

“Homenageados se tornaram responsáveis pelo desenvolvimento da cidade”, afirma vereador 

Em discurso durante a sessão solene para outorga da Comenda Maria Quitéria para Frei Félix de Pacatuba e às professoras Valdemira Alves de Brito (professora Nena) e Ana Angélica Vergne de Morais, o autor da iniciativa, Frei Cal, destacou o trabalho dos homenageados.

Afirmou que todos lutaram pelo ensino na cidade de Feira de Santana. Lembrou que a formação do ser humano e as “mudanças mais significativas na sociedade” passam pela educação.

O vereador usou uma expressão do educador Paulo Freire que diz para simbolizar a importância da educação na humanidade: “Me movo como educador porque primeiro me movo como gente”.

Ele destacou que pessoas como a professora Nena, Frei Félix e Ana Angélica Vergne foram “muito importantes na história da educação da cidade”.

“Através do seu trabalho, educaram homens e mulheres que se tornaram responsáveis pelo desenvolvimento da cidade”, assinalou. Segundo Frei Cal, a professora Ana Angélica, entre outros educadores em atividade, dão continuidade ao legado deixado pelos outros homenageados.

Contador, professor e ex-secretário municipal, Antônio Alves Barreto recebe a Comenda Maria Quitéria 

O ex-secretário municipal Antônio Alves Barreto, 93 anos de idade, foi homenageado pela Câmara com a Comenda Maria Quitéria. O evento aconteceu na noite da sexta-feira (30), atendendo a Decreto Legislativo de autoria do vereador Roberto Tourinho.

A solenidade foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa Legislativa, Luiz Augusto de Jesus – Lulinha. Integraram a mesa o vice-prefeito atual, Paulo Aquino; Luciano Ribeiro, vice-prefeito eleito (representando o prefeito eleito José Ronaldo); Maria da Purificação Falcão da Silva, viúva do ex-prefeito José Falcão e Ana Beatriz Barreto de Carvalho, filha do homenageado.

A saudação foi feita pelo vereador Roberto Tourinho, que fez um breve relato da trajetória de sucesso na vida pública e privada de Antônio Alves Barreto, “o Barretinho”, como é mais identificado pelos familiares e amigos.

O homenageado, que atuou profissionalmente como contador e professor, nasceu em Feira de Santana no dia 23 de janeiro de 1919 e é filho de Lúcio Alves Barreto e Vitória Pereira Barreto.

“Na condição de docente, seu  português é irretocável”, disse Tourinho, destacando que, antes da existência do computador, o homenageado era constantemente chamado para preencher os convites de casamento e formatura devido a sua caligrafia “invejável”.

Salientou também que Antônio Alves Barreto, pela sua eloqüência e pelo seu português, durante muitos anos era sempre chamado nas solenidades oficiais para discursar em nome do governo.

No que diz respeito à trajetória profissional, o vereador salientou que o primeiro emprego do homenageado foi na Usina de Beneficiamento de Algodão. “Em seguida, ele trabalhou na empresa Cerqueira Irmãos. Atuou também como escriturário na Loja Pires e foi funcionário do Banco da Bahia”. Barreto foi ainda um dos fundadores do Clube de Campo Cajueiro e do Aeroclube de Feira de Santana.

Homenageado ingressou na vida pública como secretário de José Falcão 

O contador e professor Antônio Alves Barreto, homenageado pela Câmara de Feira de Santana com a Comenda Maria Quitéria, na última sexta-feira (30), ingressou na vida pública no ano de 1973, a partir da posse do então prefeito José Falcão da Silva.

No primeiro governo de José Falcão, Barreto foi secretário de Administração por quatro anos, de 1973 a 1977. Posteriormente, exerceu o cargo de diretor no Museu Regional de Feira de Santana, no Centro de Abastecimento e no Museu Casa do Sertão. Também foi chefe de Gabinete durante o segundo governo de José Falcão.

O vereador Roberto Tourinho, autor da iniciativa que resultou na homenagem, disse que durante seis anos teve a oportunidade de trabalhar com Barreto no período em que o homenageado era o chefe de Gabinete do ex-prefeito José Falcão.

Tourinho destacou “o equilíbrio, a habilidade, a experiência e o bom humor” de Antônio Alves Barreto no tocante ao tratamento que ele prestava ao público e aos companheiros de trabalho. Ressaltou ainda que Barreto contribuiu para a área esportiva de Feira de Santana como jogador de basquete.

Relato de curiosidades arrancou aplausos e gargalhadas na plateia

Simplicidade, descontração, satisfação, gargalhadas, aplausos, abraços calorosos. Esse foi o ambiente que marcou a outorga da comenda Maria Quitéria a Antônio Alves Barreto, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana na última sexta-feira (30).

Em seu pronunciamento, Antônio Alves Barreto quebrou o protocolo abdicando do discurso formal para citar, de forma espontânea, apenas fatos curiosos da época da infância dele – período em que residia com os pais na rua São José, nº 14, antigo Minadouro.

O laureado agradeceu à Câmara de Vereadores pela homenagem e compartilhou a homenagem com os presentes. O evento foi prestigiado por familiares de Antônio Alves Barreto, amigos, autoridades políticas e civis, profissionais de imprensa e membros da comunidade.

O vereador Roberto Tourinho, autor do Projeto de Decreto Legislativo propondo a Comenda Maria Quitéria para Barreto, pediu a Deus para que permita ao homenageado comemorar com os companheiros o seu centenário de vida, que acontece dentro de mais seis anos apenas. “Barretinho, aqui em Feira de Santana, só constituiu amigos e, acima de tudo, admiradores”, pontuou o vereador.

Tourinho, que deixa a vereança no dia 31 de dezembro deste mês, após cumprir seis mandatos na Casa da Cidadania, disse que não poderia encerrar a atividade parlamentar “sem prestar essa justíssima homenagem ao homem que participou ativamente da nossa cidade”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading