
A inexistência de iluminação e decoração natalina nas vias centrais de Feira de Santana foi alvo de críticas do vereador Frei Cal, na sessão legislativa desta segunda-feira (10/12/2012).
“Quem tem a oportunidade de trafegar à noite pelas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas percebe o quanto a nossa cidade, este ano de 2012, está muito triste, sem nenhum enfeite, sem nada que caracterize o Natal”, lamentou.
O vereador disse que a decoração, além de embelezar a cidade, aquece o espírito natalino, emociona as pessoas e impulsiona as vendas no comércio.
Em sua opinião, faltou planejamento por parte do poder público. “Tudo que não passa por um planejamento, uma preparação, seja a curto, médio ou longo prazo, traz consequências seriíssimas”, observa.
Ele disse que esta situação demonstra a “incapacidade” administrativa do gestor publico para com o município.
Amigo da PM e do Corpo de Bombeiros, Soares é também comendador da Ordem do Mérito Municipal
Acadêmico de Direito e bem sucedido no ramo de transporte, o empresário Sebastião Soares, o mais novo homenageado da Câmara Municipal de Feira de Santana com a Comenda Maria Quitéria, já teve o reconhecimento de várias instituições.
Dentre as denominações honoríficas que recebeu, destacam-se: Amigo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, título de Oficial da Ordem Municipal do Mérito e comendador da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana, além do título de Cidadão Feirense.
Católico praticante e devoto de Nossa Senhora Aparecida, Soares faz celebrar anualmente, sempre a 12 de outubro, uma missa na capela de sua propriedade, em São Gonçalo dos Campos, para homenagear a padroeira do Brasil.
O empresário faz parte do Encontro de Casais com Cristo e participa do Seminário Santana Mestra, Pastoral do Dízimo e Pastoral Familiar da paróquia Senhor dos Passos.
É convidado periodicamente para ministrar em igrejas católicas. “No que concerne a sua consciência social, ele tem colaborado sobremaneira nas reformas e construções de igrejas do nosso município”, afirmou o vereador Lulinha, autor da iniciativa da homenagem.
No que diz respeito à maçonaria, as primeiras experiências do homenageado, conforme o vereador, se firmaram no ano de 1975, na cidade de Marataízes, no estado do Espírito Santo. Informou que, em Feira de Santana, ele filiou-se a Loja Maçônica em 16 de junho de 1978.
Empresário começou empresa com dois ônibus; hoje, frota é de mais de 130 veículos
Residente em Feira de Santana há 34 anos, o mineiro Sebastião Soares, homenageado com a Comenda Maria Quitéria em sessão solene realizada na sexta-feira (7), iniciou sua trajetória na área de transportes como funcionário da empresa São Geraldo.
Sua trajetória foi contada na Câmara pelo autor do Projeto de Decreto Legislativo propondo a homenagem, o vereador Lulinha (foto). Segundo ele, o homenageado foi gerente da Transul – antiga empresa de transporte urbano. Posteriormente, ajudou a estruturar a empresa R.S. Silva.
Após essas experiências, criou a sua própria empresa. Conforme o vereador, a Transoares começou com dois ônibus usados, prestando serviços de translado para trabalhadores da fábrica Braswey. Em seguida, trabalhou com transporte escolar no governo do prefeito José Falcão.
“Atualmente, a Transoares dispõe de uma frota de 130 veículos e presta suporte a várias empresas instaladas em Feira de Santana. Aproximadamente, trabalham 230 funcionários”, destacou o vereador.
Homenageado diz que recebe a Comenda “tal qual um guerreiro, obrigando-se a defender a sua terra”
Atualmente, comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação.
No passado, no entanto, “representava a entrega de uma área de terra e o comendador que a recebia ficava com a missão de defendê-la contra os inimigos”, disse o empresário Sebastião Soares, homenageado pela Câmara de Feira de Santana com a Comenda Maria Quitéria.
Soares, que chegou em Feira de Santana em 1978, recorreu à história para lembrar sobre o tempo em que uma comenda consistia num benefício dado especialmente a guerreiros que demonstravam valentia em batalha. “Recebo esta Comenda tal qual um guerreiro antigamente a recebia, ou seja, obrigando-se a defender sua terra”, afirmou.
Bastante emocionado, ele disse que Feira de Santana é sua terra. “E a defendo de forma intransigente, procurando a cada dia honrar-lhe o nome, conduzindo-me de forma digna, pautando minha vida nos ideais cristãos e, acima de tudo, procurando devolver a esta terra bendita o que tão generosamente me foi dado ao longo dos anos”.
Proprietário da empresa Transoares, o homenageado disse que se orgulha muito por gerar emprego e renda para o município, com o suor do seu trabalho. “Cheguei onde estou graças às pessoas que se preocupam comigo, pessoas que por méritos próprios, pela sua elevada formação ética e moral e firmeza de seu caráter, tornaram-se os nossos referenciais, os símbolos que orientam as nossas ações”, afirmou.
O laureado agradeceu à Casa Legislativa a concessão da Comenda Maria Quitéria e compartilhou a homenagem com os presentes. O evento foi prestigiado por familiares de Sebastião Soares, amigos, autoridades políticas, religiosas e civis, profissionais de imprensa, funcionários e membros da comunidade.
Câmara torna comendador ex-vereador mineiro que teria sido preso e torturado na Ditadura
Mineiro da cidade de Serra dos Aimorés, onde foi vereador em 1972, o empresário Sebastião Soares recebeu da Câmara de Feira de Santana a Comenda Maria Quitéria. O vereador Lulinha, 2º vice-presidente da Casa, foi autor do Projeto de Decreto Legislativo concedendo a honraria.
A sessão solene para outorga da Comenda aconteceu na sexta-feira (07/12/2012), data de aniversário do homenageado. Proprietário de empresa de ônibus neste município, ele já havia recebido antes o título de Cidadão Feirense.
A solenidade foi conduzida pelo vereador Lulinha. Integraram a mesa: a juíza de Direito, Ely Espiron Miranda Rosa; o secretário de Educação, José Raimundo Azevedo; o deputado estadual Carlos Geilson; o padre Miguel Francisco Amaral de Souza, pároco de São Gonçalo dos Campos; o vice-prefeito Paulo Aquino; o homenageado Sebastião Soares e sua esposa Cinira Nascimento Soares.
Soares, nascido em 1946, é casado e tem três filhos. Ele foi o vereador mais votado da legislatura iniciada em 1973 em sua terra natal, pelo PMDB, exerceu a função de primeiro secretário da Mesa Diretora daquela Casa Legislativa.
Entretanto, relatou Lulinha, em sua militância política sofreu retaliações no período de ditadura militar. “Foi até preso e torturado por comungar com as ideologias marxistas, que tinham como epicentro a luta pela garantia intransigente da justiça social, práticas estas negadas pelo governo ditatorial”, salientou. Para o vereador, Sebastião, é “exemplo de integridade moral, referência para todos que os cercam”.
Autoridades defendem em audiência pública investimento nas polícias, para combate eficiente à violência
A Câmara de Feira de Santana sediou, na última quinta-feira (06/12/2012) uma audiência pública da Subcomissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia.
Autoridades defendem em audiência pública investimento nas polícias, para combate eficiente à violência.
A Câmara de Feira de Santana sediou, na última quinta-feira (06/12) uma audiência pública da Subcomissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia.
A audiência pública foi proposta pelo deputado Carlos Geilson e autorizada pelo presidente da Comissão, deputado Capitão Tadeu Fernandes. Presidiu os trabalhos o vereador Ailton Mô. Autoridades presentes ao encontro defenderam mais investimentos e atenção às polícias Militar e Civil como forma de combater, com eficiência, a criminalidade no Município.
“Como enfrentar esse problema com as dificuldades que a polícia enfrenta? A polícia militar precisa de melhores condições de trabalho, de mais efetivo, de armamentos, de mais concursos públicos”, avaliou o deputado estadual Carlos Geilson, presente ao encontro.
Segundo o deputado, a sociedade quer uma resposta imediata. “O investimento precisa ser agora, urgente”, afirmou. Além de melhores condições de trabalho aos policiais, o deputado propõe, para busca de solução para o problema da violência, investimento em educação.
O secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção aos Direitos Humanos, Mizael Freitas, também cobrou mais atenção para os policiais. “Estamos vivendo hoje o resultado do que aconteceu no passado e do que se deixou de fazer na área da segurança pública”, comenta.
Para Mizael, o importante agora não é apontar os culpados, nem direcionar os erros, mas buscar as soluções para modificar esse quadro. “Precisamos ter atenção para os policiais na estrutura, nos meios, nos recursos e também na valorização”, ressaltou. Observou, no entanto, que segurança pública não é apenas ação de polícia, “é também ação social”.
O coronel Adelmário Xavier, comandante do Batalhão da PM de Feira de Santana, que estava representando o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, afirmou: “falar em segurança pública é fácil, mas somente quem lida com a violência sabe o quanto é difícil.”
Além de vereadores feirenses e dos deputados estaduais Capitão Tadeu Fernandes, Carlos Geilson e Deraldo Damasceno, participaram do encontro o delegado da Polícia Civil Laércio dos Santos, que estava representando o coordenador da 1ª Coorpin, Ricardo Brito; a soldado Valéria Moraes, vereadora eleita da cidade de Itabuna; Geovane Ferreira, pesquisador de Feira de Santana; Jorge Prudente, coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana, soldado PM José da Costa Correia Filho – Correia de Zezito, vereador eleito por Feira de Santana; soldado Marcus Prisco, vereador eleito de Salvador, Marivaldo Santos Araújo, vereador eleito de Coração de Maria; Lourdes Santos, do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Indígena e Cigano e o soldado Josafá Ramos dos Santos, ex-candidato a vereador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




