
O poeta brasileiro Lêdo Ivo morreu neste domingo na Espanha. Ele tinha 88 anos e teve um infarto quando estava em um restaurante de Sevilha, no sul do país. O poeta alogoano, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, estava na cidade para passar as festas de final de ano com a família.
A morte do poeta brasileiro foi noticiada pela imprensa espanhola neste domingo. O El País disse que Lêdo Ivo morreu de madrugada. Ele estava acompanhado do filho, o artista plástico Gonçalo Ivo, que vive em Paris. A rádio pública espanhola informou, citando familiares, que o corpo de Lêdo Ivo será cremado na Espanha e suas cinzas serão levadas para o Brasil. A data ainda não foi fixada, mas as cinzas do acadêmico serão trasladadas para o Rio de Janeiro nos primeiros dias do ano que vem e serão sepultadas no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, informou a ABL.
Lêdo Ivo nasceu em 1924 em Maceió, Alagoas. Publicou seu primeiro livro de poemas, “Imaginações”, em 1944, integrava a Geração de 45 e era uma das personalidades de renome da literatura brasileira contemporânea. Ele deixa uma vasta obra, com “Ninho de Cobras”, “A Noite Misteriosa”, “A Ética da Aventura” e “Confissões de um Poeta”. Recentemente, alguns de seus poemas foram traduzidos para o francês e integraram a antologia de poesia brasileira La Poésie du Brésil, editada pela Chandeigne.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




