Vice-presidente e vereadores acusam Luiz Caetano de adulterar orçamento de Camaçari

Vereadores de Camaçari acusam o prefeito Luiz Caetano (PT) de, pela segunda vez, “adulterar” o orçamento da Câmara Municipal para reduzir o poder de fiscalização do Legislativo. O vice-presidente da Casa, Cleber Alves (PRTB), e os vereadores Jorge Curvelo (DEM) e Antonio Elinaldo (DEM) encaminharam ofício solicitando ao presidente José de Elísio (PP) que devolva ao prefeito a peça orçamentária encaminhada à Câmara porque o petista reduziu de R$32,3 milhões para R$26 milhões os recursos destinados ao Legislativo.

“Tal procedimento caracteriza, de forma inequívoca, a existência de crime de responsabilidade por parte do chefe do Executivo municipal, que alterou unilateralmente a proposta orçamentária de 2013 enviada pela Câmara e que atendeu a todos os princípios legais e administrativos na sua elaboração”, diz o ofício assinado pelos vereadores oposicionistas.

Segundo Elinaldo, a Câmara enviou ao prefeito um orçamento abaixo daquilo que poderia apresentar por lei. Ele lembrou ainda que Caetano já responde a processo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pela mesma prática, em 2011, em denúncia feita na época pelo presidente da Casa, José de Elísio. “Se o prefeito mantiver essa decisão, vamos ingressar com uma nova ação no tribunal por crime de responsabilidade. O prefeito tem que respeitar a autonomia dos poderes. Ele quer comprometer nosso poder de fiscalização”.

Atualmente, a Câmara de Camaçari conta com apenas dois vereadores de oposição. A partir do ano que vem, serão oito. Só o Democratas ganhou mais dois: além das reeleições de Elinaldo e Curvelo, também elegeu Antônio Falcão e Júnior Borges.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading